Medida é parte do plano da montadora de aportar R$ 13 bilhões no Brasil entre 2014 e 2019
O governo do Estado do Rio Grande do Sul e a General Motors
Mercosul formalizaram, nesta quinta-feira (3), o investimento de R$ 1,4
bilhão para modernizar a linha de produção do Complexo Industrial
Automotivo de Gravataí, inaugurado em 20 de julho de 2000. A medida é
parte do plano da empresa de investir R$ 13 bilhões no Brasil, entre
2014 e 2019. O aporte financeiro fortalece a presença da GM no Rio
Grande do Sul, que está atraindo cinco novos fornecedores para o estado,
que vão criar novos postos de trabalho. O investimento foi anunciado
pelo presidente da General Motors Mercosul, Carlos Zarlenga, na presença
do governador José Ivo Sartori e do vice-presidente da GM Mercosul,
Marcos Munhoz, na sede da montadora, em Gravataí.
“Esse novo
investimento é mais uma prova de que, quando o poder público compreende a
necessidade de ampliar e de articular políticas de estímulo aos setores
importantes para a economia, todos saem ganhando. Estamos diante de um
exemplo inquestionável de que acreditar e investir no Rio Grande vale a
pena”, comemorou Sartori. O governador lembrou que todos conhecem a
grave situação financeira do Estado. “Por isso, não podemos atrapalhar
quem quer investir aqui. Nosso papel é criar as condições para o
desenvolvimento, valorizando o potencial econômico e estratégico do Rio
Grande do Sul na busca pela retomada, manutenção e atração de
investimentos”, acrescentou.
O presidente da General Motors
Mercosul, Carlos Zarlenga, afirmou que o novo investimento vai preparar a
GM Mercosul para se tornar uma plataforma de exportação global. “A GM
acredita no potencial de crescimento do mercado no Brasil e está
realizando o maior plano de investimentos da história da indústria no
país”, declarou. “Hoje a Chevrolet é o líder de mercado no Brasil e no
Mercosul. Para nós isto é uma grande satisfação. E nós somos o numero 1
do mercado pelos produtos que a gente fabrica aqui em Gravataí.
Essa é a
casa do Chevrolet Onix, que é o carro mais vendido do Brasil e o mas
vendido do Mercosul”, destacou Zarlenga. “A eficiência da produção em
Gravataí está em níveis que podem competir globalmente com qualquer
mercado do mundo", emendou. O aporte nas operações no Rio Grande do Sul
vai ampliar a linha de produtos da marca Chevrolet, com foco em
conectividade total, segurança e eficiência energética. A nova família
de veículo deve chegar ao mercado em 2020. “A fábrica de Gravataí será
uma referência global em manufatura e qualidade 4.0”, afirmou Zarlenga.
“Não viemos aqui para uma aventura de curto prazo”, rememorou Marcos
Munhoz, vice-presidente da GM Mercosul, lembrando da promessa feita pela
montadora ao governador do Rio Grande do Sul à época da implantação da
fábrica na cidade, há cerca de 21 anos.
Atualmente, a unidade tem
capacidade instalada de 350 mil veículos por ano e produz dois modelos: o
Ônix e o Prisma. Foram quase dois anos de negociações entre a montadora
e o governo do Estado, para garantir que o investimento ficasse no Rio
Grande do Sul. A modernização da planta tem efeito na cadeia de
suprimentos automotivos e exportações. Em 2017, as operações na
Argentina e no Brasil foram integradas na GM Mercosul. Em 2016, a
Chevrolet vendeu, nos dois mercados, 445.616 mil veículos, dos quais
345.916 mil foram no Brasil e 99.700 mil, na Argentina. A GM Mercosul
gera 18,3 mil empregos.
Programa de Inovação em Mobilidade Urbana
Durante
o evento, Sartori apresentou o Programa de Inovação em Mobilidade
Urbana, Logística e Transporte (MULT), para fomentar inovações
tecnológicas nesse setor. O programa prevê parcerias entre
universidades, governo e empresas. “Estamos fazendo a nossa parte e
promovendo profundas mudanças estruturais no Estado. O MULT é mais um
exemplo dos nossos esforços para potencializar a inovação no segmento
automobilístico”, disse Sartori.
O MULT promoveu, recentemente,
uma mudança no Fundopem/RS para beneficiar empresas do setor automotivo e
de implementos rodoviários. De acordo com o novo programa, a GM poderá
incluir os investimentos em fornecedores que estejam localizados e
produzindo no Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul é responsável por
60% da produção nacional de carrocerias e 12% de chassis, ambos para
ônibus. Tem 50% de participação no mercado nacional de implementos
rodoviários e 50% no de tratores de rodas e de esteiras.
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