Não vire o ano sem mergulhar nessas ideias. E você, qual sua grande ideia para o ano que vem? Leia, reflita e faça suas sugestões
1 – Não venda nada. Troque a energia da venda pela
obsessão em criar diferenciais únicos daquilo que você negocia. Visitei
a loja da Apple em NY esse ano e senti o incrível desapego dos
funcionários pela venda. Eu fiquei em dúvida se levaria um acessório e o
vendedor disse: “é um produto legal, mas leve apenas se gostou muito”.
Eu pensei: como assim? Ele não meu empurrou o produto? Ele não ficou
vomitando um monte de coisas no meu ouvido? Pois é, Jobs criou produtos
que criassem uma comunicação direta com o consumidor, os vendedores da
Apple estão ali apenas porque são aficionados pela empresa e passam o
dia se divertindo e no final, ainda ganham salário sem ter que vender
NADA.
2 –Pare de abraçar árvores e comece a pagar seu aluguel.
A geração Y e Z têm criado verdadeiros monstrinhos que só querem sair
de casa aos 35 anos e antes disso ficam divagando pela vida como se
fossem mochileiros eternos. A real é que: água, luz, telefone, colégio,
balada, tudo isso custa muito e é importante desde muito cedo parar de
ter nojo do dinheiro e começar a ganhar a vida com uma dose generosa de
horas de trabalho, foco e responsabilidade. Você sabia que 99,7% das
pessoas são normais? Não paute sua vida achando que o gênio que você
admira foi você em uma vida passada...Pare de ler horóscopo e construa
um caminho que lhe leve até aquelas notinhas verdinhas, que convenhamos,
não dão em árvores.
3 -Troque 10 palestras motivacionais por 1 de conteúdo
– o mercado está cheio de mestres dos magos. São pessoas que falam
sobre sucesso, sobre empreender, sobre atitude, mas no final, não fazem e
nem executam 1/3 do que pregam. Procure pessoas de conteúdo que te
ensinem e te passem ferramentas práticas e métodos claros e exequíveis.
Se você ouvir um cidadão falando de família, de que dinheiro não é
importante e que é preciso ter uma religião para vencer na vida – por
favor amigo, tire a bunda da cadeira e caia fora, você acaba de perder
seu dinheiro.
4 – Emagreça. Nunca esteve tão fácil perder peso
como agora, concorda? Suplementos, cirurgias, alimentos, grupos de
corrida, ufa! Não existe gordinho saudável, não existe gordinho
disposto. MUDE. Até meu amigo Alan secou. Ele tinha 129 quilos e 1,74cm
– e esse ano, pedalou 76km e me superou em um desafio internacional de
BIKE. Se ele fez isso, acredite, você também pode.
5 –Adote um seriado. As séries Lie To Me, The
Walking Dead e House of Cards são as que eu recomendo. Seja no mundo da
persuasão, negociação, poder ou liderança – esses seriados trazem lições
valiosas para o mundo dos negócios. E por favor, não compre pirata, as
crianças do Congo agradecem.
6 –Seja rápido. Não é o mais inteligente que vai
vencer em 2014, será o mais rápido. Trate tudo com senso de urgência,
estique os dias, fique extenuado, afinal, você terá muitos feriados para
relaxar...
7 –Aposte no estoque. Um fator crítico do ano da
copa será a falta de produtos. Raras são as empresas que mantém estoques
decentes, a maioria adora trabalhar ”just in time“– porém esse termo
bonito serve apenas para preencher relatório, na prática 90% das
empresas não sabem ou não dispõem de recursos para formar grandes
estoques. Se você vende roupas por exemplo, compre o dobro do fornecedor
esse ano, é melhor fazer promoção para esvaziar o estoque do que deixar
de vender.
8 – Reduza drasticamente a quantidade de metas do seu plano estratégico.
Os sonhos quando rascunhados no papel passam por um duro choque de
realidade. Eu tenho pretensão de afirmar, que se você tiver mais do que 3
metas para 2014 – suas chances de sucesso são nulas. Corte, corte e
corte, vire o açougueiro dos executivos malucos.
9 –Fique acessível 24 horas, 7 dias por semana. Todo
mundo sabe que se seu negócio não rodar no mundo mobile suas chances de
atender 100% dos clientes é NULA. Cada vez mais as pessoas compram pela
internet e utilizam seus poderosos smartphones para isso, elas compram
sem horário, sem dia, sem nexo, você precisa estar lá, de plantão, só
isso. Você acha que a classe C não compra pela internet, que seu cliente
não usa aplicativos ? Eu também acredito em Papai Noel.
10 –Substitua humanos por máquinas. Calma, não é o
filme de ficção. As máquinas trabalham melhor e mais rápido que qualquer
ser humano. Visitei uma empresa de cosméticos, eles tinham um galpão do
tamanho do mundo, eu imaginei: devem trabalhar aqui umas 40 pessoas, o
gerente de produção respondeu: “quase acertou, temos 4 pessoas cuidando
dessa operação”. Bip Bip.
11 -Todo ambiente de trabalho precisa de um palhaço.
O bom humor abre portas com clientes e com a equipe, além de estimular o
cérebro a liberar endorfina e seretonina. O que você está esperando?
Conte logo uma piada para o seu pessoal. O que? Você acha que vai virar
anarquia? Sinto muito amigo - você não tem liderança e nem salvação.
12 –Pense como um louco. Um cigarro com o nome
MORTE, venderia? Um churrascaria com o nome ATAQUE DO CORAÇÃO, venderia?
O politicamente correto diria que NÃO, mas esses negócios já existem e
faturam uma grana preta nos EUA. Ouvir pesquisas de mercado pode ser seu
fim, procure o insight definitivo, explore as profundezas da mente
doentia do ser humano.
13 –Não indique amigos. Amigos não precisam de
esmolas. Indique apenas profissionais que fazem a diferença no mercado.
Quando você indica essas pessoas e eles dão certo, sua credibilidade
cresce exponencialmente.
14 –Não respeite a cultura. Independente da cultura
existem direitos universais que estão acima de qualquer cultura. Os
índios de uma tribo enterram vivas crianças ”anormais”. Você respeita
esse tipo de cultura? Os artistas brasileiros são os menos pontuais do
mundo, você respeita essa cultura? Paul McCartney esteve no Brasil e
começou seu show PONTUALMENTE, ele foi contra a cultura e ganhou meu
respeito.
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