Certificação representa um atestado de reconhecimento à qualidade do trabalho e abre a possibilidade de participação em processos licitatórios de grandes empresas ou órgãos públicos que têm na norma um pré-requisito
Publieditorial,
A ISO 9001 vem conquistando as
micro e pequenas empresas brasileiras que querem ampliar mercados e
conquistar novos negócios. Isto porque, com a certificação ISO 9001,
estas empresas podem fornecer para grandes empresas, segmentos
específicos ou órgãos públicos.
É o caso, por exemplo, da Etec, empresa de engenharia de Uberaba
(MG), que buscou a certificação para participar de processos
licitatórios públicos. “Crescemos exponencialmente nos últimos anos e
vimos uma excelente oportunidade de conquistar novos negócios através de
licitações”, explica Ana Lúcia Coeli Silva, diretora de operações da
empresa.
A Allchem, de Rio Grande (RS), também foi em busca da ISO 9001
visando atuar em novos mercados. “Ainda durante a implementação da
norma já colhíamos frutos, pois conseguimos fechar contratos que estavam
condicionados à conquista da certificação”, afirma Pedro Luiz
Pelissari, diretor da área de P&D da empresa.
Especializada em produtos químicos, a Allchem fornece insumos para
empresas que atendem o sistema Petrobrás em Macaé (RJ), Santos (SP) e
Mossoró (RN). “Estávamos de olho também no polo naval do Rio Grande do
Sul. Com a norma, conseguimos acesso a este mercado.”
A empresa aponta que seu faturamento cresceu 15% após um ano da
certificação, com acesso a novos mercados e otimização dos processos
internos.
Com sede em Jaguariúna (SP), a Dataflex Tecnologia, empresa de alta
tecnologia dedicada à programação de dispositivos eletrônicos, foi em
busca da ISO 9001 por uma questão de sobrevivência, segundo Márcio
Grilo, sócio da empresa.
“Nossos maiores e mais lucrativos clientes estão na área automotiva.
E, para ser fornecedor nesta área, é preciso ter o certificado ISO 9001.
O mercado exige”, diz Márcio Grilo, sócio da empresa.
Novo patamar de qualidade e competitividade
Ao implementar e conquistar a certificação ISO 9001, as micro e
pequenas empresas conquistam um novo patamar de qualidade e
competitividade. É o que afirma Igor Furniel, diretor-executivo da Templum Consultoria Online, que provê uma plataforma tecnológica que permite a implementação da ISO 9001 com rapidez e baixo custo.
O executivo da Templum explica que o selo é indispensável para quem
deseja participar de concorrências e licitações, seja de grandes
empresas, nichos de mercado altamente regulamentados ou órgãos públicos.
Furniel assegura que conquistar a certificação ISO 9001 representa um
atestado de reconhecimento à qualidade do trabalho, pois a norma
assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e
fornecedores.
ISO 9001 para micro e pequenas empresas?
Muitos empresários acreditam que a ISO 9001 é destinada apenas a
médias e grandes empresas. “Nada mais equivocado. As micro e pequenas
começaram a ver a importância da norma. Além de acesso a novos mercados,
os benefícios são inúmeros”, diz Furniel.
Ele lembra que existe ainda o mito de que a ISO 9001 se trata de uma
atividade extremamente burocrática e que irá gerar uma série de
controles que não se aplicam à realidade da empresa.
“Isso não faz mais parte da realidade dos sistemas de gestão atuais,
que a cada revisão ficam mais leves e com interesse real de agregar
valor ao negócio”, avalia.
A implementação tornou-se mais ágil, a começar com um mapeamento dos
processos – no qual identifica-se o que realmente é importante para a
organização e possíveis gargalos existentes.
Depois dessa etapa, já conhecendo como a empresa funciona, o
consultor e a empresa definem, de acordo com a realidade, procedimentos,
que serão colocados em prática a fim de trazer melhorias para os
gargalos.
Gargalos identificados e corrigidos
No processo de implementação da ISO 9001, os gargalos são
identificados e são definidas soluções para extingui-los ou
minimizá-los, conforme explica o executivo da Templum.
Como exemplo, pode ser citados dois grandes problemas vividos por
micro e pequenos empresários: a alta rotatividade e o relacionamento com
fornecedores.
No primeiro caso, são criadas formas de identificar necessidades de
treinamentos e cada funcionário terá o seu plano de treinamento – o que
aumenta a satisfação e a motivação de toda a equipe.
No relacionamento com fornecedores, são indicados critérios para
avaliação e aprovação dos mesmos, visando evitar problemas como atrasos
de entrega.
“Além disso, a ISO 9001 serve como alavanca na busca pela qualidade
total, propicia condições para maior competitividade no mercado,
otimização de processos e redução de custos”, finaliza Furniel.
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