quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

ISO 9001 abre novos mercados para micro e pequenas empresas


Certificação representa um atestado de reconhecimento à qualidade do trabalho e abre a possibilidade de participação em processos licitatórios de grandes empresas ou órgãos públicos que têm na norma um pré-requisito

Publieditorial,

A ISO 9001 vem conquistando as micro e pequenas empresas brasileiras que querem ampliar mercados e conquistar novos negócios. Isto porque, com a certificação ISO 9001, estas empresas podem fornecer para grandes empresas, segmentos específicos ou órgãos públicos.

É o caso, por exemplo, da Etec, empresa de engenharia de Uberaba (MG), que buscou a certificação para participar de processos licitatórios públicos. “Crescemos exponencialmente nos últimos anos e vimos uma excelente oportunidade de conquistar novos negócios através de licitações”, explica Ana Lúcia Coeli Silva, diretora de operações da empresa.

A Allchem, de Rio Grande (RS), também foi em busca da ISO 9001 visando atuar em novos mercados. “Ainda durante a implementação da norma já colhíamos frutos, pois conseguimos fechar contratos que estavam condicionados à conquista da certificação”, afirma Pedro Luiz Pelissari, diretor da área de P&D da empresa.

Especializada em produtos químicos, a Allchem fornece insumos para empresas que atendem o sistema Petrobrás em Macaé (RJ), Santos (SP) e Mossoró (RN). “Estávamos de olho também no polo naval do Rio Grande do Sul. Com a norma, conseguimos acesso a este mercado.”

A empresa aponta que seu faturamento cresceu 15% após um ano da certificação, com acesso a novos mercados e otimização dos processos internos.

Com sede em Jaguariúna (SP), a Dataflex Tecnologia, empresa de alta tecnologia dedicada à programação de dispositivos eletrônicos, foi em busca da ISO 9001 por uma questão de sobrevivência, segundo Márcio Grilo, sócio da empresa.

“Nossos maiores e mais lucrativos clientes estão na área automotiva. E, para ser fornecedor nesta área, é preciso ter o certificado ISO 9001. O mercado exige”, diz Márcio Grilo, sócio da empresa.



Novo patamar de qualidade e competitividade

Ao implementar e conquistar a certificação ISO 9001, as micro e pequenas empresas conquistam um novo patamar de qualidade e competitividade. É o que afirma Igor Furniel, diretor-executivo da Templum Consultoria Online, que provê uma plataforma tecnológica que permite a implementação da ISO 9001 com rapidez e baixo custo.

O executivo da Templum explica que o selo é indispensável para quem deseja participar de concorrências e licitações, seja de grandes empresas, nichos de mercado altamente regulamentados ou órgãos públicos.

Furniel assegura que conquistar a certificação ISO 9001 representa um atestado de reconhecimento à qualidade do trabalho, pois a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores.

ISO 9001 para micro e pequenas empresas?


Muitos empresários acreditam que a ISO 9001 é destinada apenas a médias e grandes empresas. “Nada mais equivocado. As micro e pequenas começaram a ver a importância da norma. Além de acesso a novos mercados, os benefícios são inúmeros”, diz Furniel.

Ele lembra que existe ainda o mito de que a ISO 9001 se trata de uma atividade extremamente burocrática e que irá gerar uma série de controles que não se aplicam à realidade da empresa.

“Isso não faz mais parte da realidade dos sistemas de gestão atuais, que a cada revisão ficam mais leves e com interesse real de agregar valor ao negócio”, avalia.

A implementação tornou-se mais ágil, a começar com um mapeamento dos processos – no qual identifica-se o que realmente é importante para a organização e possíveis gargalos existentes.

Depois dessa etapa, já conhecendo como a empresa funciona, o consultor e a empresa definem, de acordo com a realidade, procedimentos, que serão colocados em prática a fim de trazer melhorias para os gargalos.
Gargalos identificados e corrigidos

No processo de implementação da ISO 9001, os gargalos são identificados e são definidas soluções para extingui-los ou minimizá-los, conforme explica o executivo da Templum.

Como exemplo, pode ser citados dois grandes problemas vividos por micro e pequenos empresários: a alta rotatividade e o relacionamento com fornecedores.

No primeiro caso, são criadas formas de identificar necessidades de treinamentos e cada funcionário terá o seu plano de treinamento – o que aumenta a satisfação e a motivação de toda a equipe.

No relacionamento com fornecedores, são indicados critérios para avaliação e aprovação dos mesmos, visando evitar problemas como atrasos de entrega.

“Além disso, a ISO 9001 serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processos e redução de custos”, finaliza Furniel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário