Criada há um ano por um time que reúne empresários da indústria farmacêutica e do e-commerce, a companhia encerra 2013 com cerca de 20 mil itens na carteira
Remédios: comodidade de comprar produtos pela internet impulsionou as vendas da Netfarma
São Paulo - A Netfarma, empresa online de medicamentos, avalia a entrada de investidores para acelerar seu plano de expansão para as principais capitais do país. Criada há um ano por um time que reúne empresários da indústria farmacêutica e do e-commerce, a companhia encerra 2013 com cerca de 20 mil itens na carteira (14 mil produtos diferentes), entre remédios e produtos de higiene e beleza.
O negócio foi criado como uma alternativa aos entregadores de bicicleta
das farmácias de bairro, brinca Nelson Libbos, um dos sócios da
companhia e ex-presidente da farmacêutica Teva no Brasil. Algumas das
grandes redes farmacêuticas têm a opção de entrega com pedidos na
internet, mas a Netfarma foi criada só para essa finalidade, diz.
A comodidade de comprar produtos pela internet impulsionou as vendas da
Netfarma. Neste primeiro ano de operação, a companhia deverá registrar
receita de cerca de R$ 20 milhões. A meta é triplicar o faturamento no
ano que vem e multiplicar por dez até 2015.
O processo de expansão está sendo planejado sem atropelos. Nós já
fomos procurados por fundos de investimentos, mas não estamos com
negociação em curso, diz Libbos.
A entrada de dinheiro novo está sendo discutida como forma para
impulsionar o crescimento da companhia pelos sócios - entre eles,
Omilton Visconde Jr. (ex-Biosintética, atual MIP Farma Brasil) e Márcio
Kumruian (da Netshoes), todos como pessoa física.
Hoje a Netfarma, com sede em São Paulo, tem um centro de distribuição
em Barueri (Grande São Paulo) e planeja construir outros centros em
capitais das regiões Sudeste e Sul, em uma primeira etapa.
A compra de remédios pela internet pode até parecer simples. E de fato
é. Mas tem suas limitações. A venda de medicamentos de tarja preta, que
exige a apresentação de receita azul, é proibida pela Agência Nacional
de Vigilância (Anvisa). Os de tarja vermelha, com receita controlada,
como antidepressivos, também, explica Geraldo Mol, presidente da
Netfarma. A venda de antibióticos (que também exige receita) só é feita
em São Paulo. Nesse caso, o consumidor é obrigado a entregá-la ao
motoboy quando recebe o produto, diz Mol.
Os produtos da Netfarma são entregues em todo o País. Fora da capital
paulista e da Grande São Paulo, os pedidos chegam via Correios. Para
valores acima de R$ 100, o frete é grátis. Em São Paulo, há a opção de
entrega expressa, para o mesmo dia, e superexpressa, em até 4 horas, com
taxa de R$ 8,50. Nosso tíquete médio é de R$ 110, afirma Mol.
Vantagem online
A Netfarma tem atualmente 1.230 CPFs cadastrados. Boa parte das vendas é
de produtos de higiene e beleza, apesar de o site ter sido criado como
um canal de vendas de medicamentos. A compra pela internet, além da
comodidade, tem a vantagem de manter o consumidor no anonimato. Muitos
ficam constrangidos de entrar em uma farmácia para comprar produtos,
como fraldas geriátricas, preservativos e medicamentos para disfunção
erétil, por exemplo, afirma Mol. A empresa planeja criar programa de
fidelização de clientes, a exemplo das redes do varejo.
As informações
são do jornal O Estado de S. Paulo.
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