Companhia sueca é uma das principais do mundo do setor de defesa e segurança, com portfólio de mais de 10 modelos de aeronaves de guerra
São Paulo – Após anos de discussões, o governo brasileiro decidiu o nome da companhia que vai fornecer à Força Aérea Brasileira (FAB) os novos aviões de guerra do país. A sueca Saab foi a escolhida para produzir 36 caças, modelo Gripen NG.
Com 76 anos de atuação, a Saab nasceu como uma empresa do setor
aeroespacial e, embora tenha diversificado os negócios ao longo de sua
trajetória, nunca perdeu a verdadeira essência. A companhia está entre
as mais importantes do mercado de defesa e segurança no mundo.
Com faturamento que superou a cifra de 24 bilhões de dólares em 2012 e
lucro de mais de 1,5 bilhão de dólares, a Saab é controlada pelo fundo
de investimentos Investor AB, que pertence à tradicional família
Wallenberg – conhecida na Suécia por atuar nos setores financeiro e
industrial.
A Saab tem patrimônio líquido avaliado em 14,1 bilhões de dólares e ativos que somam quase 30 bilhões de dólares.
Além de aviões de combate, a companhia produz também armas de guerra
terrestre, sistemas de mísseis, submarinos não tripulados e veículos que
podem ser operados remotamente pelas forças armadas.
Outros negócios
Qualquer semelhança com da Saab com a Saab Automobile não é mera
coincidência. Em 1940, para diversificar as operações, a Saab criou um
braço de negócios para produzir automóveis. A operação, no entanto, foi
vendida para a General Motors no início da década de 90, que mais tarde
repassou o negócio para a holandesa Spyker Cars.
Além de aviões de combate e carros de passeio, a Saab também já se
aventurou no mercado de informática. Durante mais de duas décadas, a
companhia produziu computadores para aeronaves e para bancos no mercado
europeu. Em 1975, a Saab vendeu a operação para Sperry.
A escolhida
Para Celso Amorim, ministro da Defesa, a escolha da empresa que vai
fornecer os novos aviões de guerra ao país levou em conta três fatores:
performance, transferência de tecnologia e custo.
Além da Saab, a americana Boeing e a francesa Dassault estavam na
disputa, mas, ao que tudo indica, a sueca foi que melhor atendeu os
pré-requisitos
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