Companhia quer se consolidar ou alcançar a liderança nos mercados em que opera, inclusive no varejo online
Setor de padaria, em primeiro plano, Loja do supermercado Pão de Açúcar, no Jardins
Rio de Janeiro - O Grupo Pão de Açúcar,
o maior grupo varejista do país, pretende abrir cerca de 646 novas
lojas nos próximos três anos e consolidar ou alcançar a liderança nos
mercados em que opera, inclusive no varejo online, de acordo com plano estratégico para o período 2014-16 apresentado nesta terça-feira.
O grupo, controlado pelo francês Casino, também pretende ganhar
eficiência para reduzir as despesas operacionais a 17 por cento das
vendas líquidas em 2016, frente aos atuais 19,6 por cento, e fazer um
controle rigoroso das despesas financeiras.
O plano de expansão para a companhia no varejo alimentar engloba a
abertura de cerca de 400 lojas nos próximos três anos, sendo 360 no
formato Minimercado. Para o formato Extra Hiper/Super há a expectativa
de abertura de 20 novas lojas, além de outras 20 para o formato Pão de
Açúcar.
No caso dos hipermercados, o Pão de Açúcar prevê aumentar sua
atratividade por meio do fortalecimento das galerias (malls), de acordo
com o documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Na semana passada, o GPA Malls, unidade de negócios imobiliários do
Grupo, inaugurou em Belo Horizonte seu segundo empreendimento da
bandeira Conviva, de shoppings de vizinhança, com investimento inicial
de 16 milhões de reais.
Nos próximos três anos, a empresa vê alta nas vendas do varejo
alimentar acima da inflação no conceito "mesmas lojas" (abertas há mais
de 12 meses) e manutenção da margem Ebitda --sigla em inglês para lucro
antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.
Para a Nova Pontocom, de varejo online, a intenção é atingir a
liderança do mercado brasileiro nos próximos três anos, capturando um
maior potencial de crescimento fora do eixo Rio-São Paulo No caso do
atacarejo, a perspectiva é que a bandeira Assaí ganhe de 12 a 15 novas
lojas por ano até 2016, e que expanda sua atuação para 20 unidades
federativas.
O grupo espera que as despesas operacionais da bandeira Assaí, que tem
como principais concorrentes o Makro e o Atacadão, caiam abaixo de 10
por cento como percentual da receita líquida, com margem Ebitda de 5 por
cento.
A Via Varejo, divisão de eletroeletrônicos do grupo Pão de Açúcar, tem planejadas 210 novas lojas entre 2014 e 2016.
O objetivo é consolidar sua presença nos estados do Sudeste onde já tem
uma presença maior, além de entrar em novas mercados como o Pará e
aumentar sua exposição em regiões consideradas intermediárias, como o
Sul do país e os Estados de Goiás e Bahia.
Na semana passada, a oferta secundária de units da Via Varejo
movimentou 2,845 bilhões de reais, na segunda maior transação do mercado
acionário brasileiro em 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário