Segundo levantamento da Provar, se analisadas as três semanas anteriores e a posterior à Black Friday, produtos "ofertados" tiveram aumento acumulado de 2,24%
Black Friday: no Brasil, preços de 9,5% dos produtos caíram em média 10,2%
São Paulo - O fantasma da maquiagem de preços, que fez a Black Friday
de 2012 ganhar o apelido de "Black Fraude", no Brasil, ainda assombra
este ano. Se analisadas as três semanas anteriores ao evento, juntamente
à semana seguinte à promoção em massa, os preços dos produtos
"ofertados" mais cresceram do que diminuíram.
Segundo levantamento feito pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da FIA, o aumento médio acumulado no período foi de 2,24%.
O problema foi constatado até mesmo na Black Friday, no dia 29 de
novembro. Na data, de acordo com o documento, dentre todos os itens
analisados, 21,4% sofreram aumento de preços. Isso representa mais do
que o dobro daqueles cujos preços caíram (9,53%). Na média, os aumentos
foram de 10,2% e os descontos de 10,6%.
Para o estudo, foram acompanhados mais de 1,3 mil produtos listados nos
sites das principais varejistas do país. Entre as empresas pesquisadas
estão Lojas Americanas, Casas Bahia, Compra Fácil, Dafiti, Magazine
Luiza, Netshoes, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Submarino e Walmart.
Tanto o número de produtos que sofreram crescimento de preços quanto o
aumento registrado foram maiores na Black Friday deste ano do que em
2012. No ano passado, 5,1% dos itens tiveram aumento médio de 5,7%. Em
2013, como citado acima, a média foi de 10,2% de crescimento nos preços
de 21,4% dos produtos.
Porém, o percentual de itens com redução de preços também cresceu este
ano, ainda que em proporções menores. Em 2012, apenas 2,8% dos produtos
tiveram descontos de em média 6,3%, no dia do evento. Em 2013, 9,5%
deles estavam realmente em oferta, com redução média de preço de 11%.
Queda após evento
Quem esperou passar o furor da Black Friday e guardou o dinheiro para
comprar depois, ganhou vantagem este ano. Na semana seguinte às
promoções, 22,6% dos produtos tiveram queda nos preços - número mais de
duas vezes maior do que o de itens que tiveram os preços diminuídos na
data (9,5%).
Confira na tabela os tipos de produtos que apresentaram os maiores
aumentos e reduções de preços. Muitos deles, ironicamente, aparecem nas
duas listas:
Aumento de preços | Redução de preços |
---|---|
Fogão | Ar condicionado |
Geladeira | Câmara Digital |
Lavadora | Fogões |
Microondas | Lavadoras |
Ar condicionado | Geladeiras |
Frigobar | x |
Cooktop | x |
Nenhum comentário:
Postar um comentário