quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

BRF: Simplificar é o novo mantra do time da Rua Hungria


Maior companhia de alimentos do Brasil quer reduzir sua linha de produtos em 20% - excluindo em cada região os itens menos vendidos

Divulgação
Lasanha integral da Sadia

Lasanha Sadia, líder de mercado: "Nosso portfolio é perecível e produto que não vende joga contra"


São Paulo - Em 2014, a BRF quer reduzir em 20% sua linha de produtos - que reúne hoje cerca de 4.000 itens. Entre os executivos da Rua Hungria, logradouro paulistano onde fica a sede da companhia, a estratégia  do "menos é mais" é vista como principal caminho para o aperfeiçoamento da operação.

Segundo Sérgio Fonseca, diretor-presidente da BRF Brasil, cerca de 80% dos produtos da empresa respondem hoje por apenas 20% do resultado. "Nosso portfolio é perecível e produto que não vende joga contra o resultado", explica ele.

Sendo assim, a empresa deve descontinuar por região os itens com mais baixos níveis de vendas. "Não adianta querer vender mate no sertão do Cariri", sintetiza Sylvia Leão, vice-presidente de marketing e inovação da empresa.

"Porém, alguns produtos devem ser descontinuados em definitivo", adverte a executiva.


Desperdiçar jamais


"A ideia é turbinar o que vende", reforça Rodolfo Torello, diretor de marketing da BRF. Para a empresa, produto encalhado representa custo de armazenamento e logística. E o pior: espaço desperdiçado na gôndola.

A filosofia do "menos é mais" é muito mais ampla do que se pode imaginar - valendo também para áreas como a produção. "Estamos reduzindo a quantidade de açúcar em nosso linha de produtos lácteos", lembrou Luciana Ueda, gerente de sustentabilidade da companhia. Por lá, parece que a regra é mesmo a do "reduzir é preciso".


Encolheu?


Em outubro, a BRF viu seu valor de mercado encolher R$1,2 bilhão. Desde setembro, a empresa tem Claudio Galeazzi como diretor-presidente. O executivo vem remodelando a gestão da companhia com mudanças estruturais - visando deixá-la mais voltada para o consumidor e ampliar a sua visão global.

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