07 dez 2013
Na
última semana foi apresentada ao mundo a Brazuca, a bola que rolará nos
gramados do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. Junto com a bola,
também foi apresentado ao mundo, em inglês, um slogan que lembra de
forma bastante significativa um dos mais cotados ditos da ditadura
civil-militar que castigou o Brasil durante duas décadas. Toda a
publicidade da Brazuca gira em torno do slogan “Love me or lose me”, que
pode ser traduzida como “Me ame ou me perca”. Como a ideia da
propaganda é que seja a bola quem fala a frase principal, se mudarmos o
slogan para a terceira pessoa seria como “Ame-a ou perca-a”. O sentido
geral pouco difere do “Brasil: ame-o ou deixe-o”, urrado pelos que
surrupiaram o poder em 1964 e mergulharam o país nos chamados anos de
chumbo.
Provavelmente
sem compreender o significado que aquele período teve para o Brasil e o
significado dessa frase naquele contexto, os responsáveis criam um
slogan infeliz que fere a memória do Brasil e dos que até hoje lutam
contra os resquícios e os mal-resolvidos da ditadura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário