Plano ajudou a saber exatamente o público a ser atingido, analisar o comportamento do usuário e diminuir a taxa de rejeição - o número de usuários que entram em um site, mas saem sem interagir com a plataforma
Sem saber o que fazer com duas roupas que foram
presentes do namorado, compradas em uma promoção e, por isso, sem
possibilidade de devolução, a publicitária Roberta Calazans, 30 anos,
resolveu tentar vender os produtos na internet. Fernanda, 27 anos, e
Marcela, 29 anos, suas irmãs, também juntaram artigos que não estavam
mais em uso e assim nasceu, em 2009, o “Ganhei do Ex”
(em referência ao atual marido que quase perdeu o posto de namorado por
comprar os presentes que ela não gostou), brechó virtual de Vitória
(ES).
O sucesso do blog, que recebia cerca de 30 pedidos por
dia para vender os artigos, fez com que as irmãs resolvessem criar uma
empresa e profissionalizar o negócio em 2010. Segundo elas, a linguagem
do site e o layout eram voltados para o público que elas pretendiam
atender: mulheres adolescentes.
Em junho de 2013, elas resolveram investir em uma
análise mais aprofundada do comportamento do usuário e descobriram que
estavam falando com o público errado. “Nós usávamos uma linguagem
engraçadinha, o site tinha um layout ‘fofinho’, porque achávamos que o
nosso público principal era adolescente. Depois descobrinhos que quem
mais compra pelo site são as mulheres de 18 a 30 anos, aí resolvemos
fazer alterações”, diz Fernanda.
Outro problema do site era o tempo excessivo que o
usuário levava para se cadastrar e para concluir a transação. Com a
melhora nesses quesitos, o faturamento de junho, quando foram efetuadas
as mudanças, até este mês de outubro aumentou 50%. “Com essas mudanças
conseguimos também melhorar muito o número de cadastros, que passou de
200 para 400 por dia. As vendas também ampliaram significativamente:
hoje vendemos cerca de 100 peças por dia, 3 mil por mês”, conta Marcela.
Saber exatamente o público a ser atingido, analisar o
comportamento do usuário e diminuir a taxa de rejeição - o número de
usuários que entram em um site, mas saem sem interagir com a plataforma.
Esses são pontos fundamentais para garantir o sucesso de um negócio na
internet, diz Giovanna De Marchi, gerente do Google para o projeto
Conecte Seu Negócio.
Segundo Giovanna, além de garantir que o site está apto a
atingir da melhor maneira o seu público, a ferramenta permite realizar
mudanças que terão efeito concreto. “É uma ferramenta de fácil aplicação
que vai significar um ganho expressivo para o site”, diz.
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