Atuação: Consultoria multidisciplinar, onde desenvolvemos trabalhos nas seguintes áreas: fusão e aquisição e internacionalização de empresas, tributária, linhas de crédito nacionais e internacionais, inclusive para as áreas culturais e políticas públicas.
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Para a Brivia, menos vale mais
Em um setor que cresce 30% ao ano, a agência digital com sede no Rio Grande do Sul decide encolher – e focar nos clientes mais rentáveis
Por Marcos Graciani
Depois de deixar de operar com a marca Gad em maio deste ano, a Brivia estabeleceu um novo e ousado – planejamento para os próximos cinco anos. Uma das primeiras providências foi diminuir o número de clientes atendidos pela agência. Hoje, são apenas 23 – o que significa 27 clientes a menos que no ano passado. Uma decisão em descompasso com o ritmo febril – até 30% ao ano - em que crescem os negócios ligados à tecnologia. “Na prática significa diminuir um pouco o crescimento em nome da rentabilidade. No mercado, há players que dobram de tamanho anualmente, mas a rentabilidade não é das melhores”, defende Marcio Coelho (foto), CEO da Brivia, agência digital com sede em Novo Hamburgo (RS).
A rentabilidade que a Brívia busca é a das grandes organizações do setor – margem ebitda de 25%. Para chegar lá, terá de cuidar muito bem de clientes do porto de Gerdau, Braskem, Grupo AES, Unimed Brasil e Vivo, entre outras companhias. “Para atender bem é preciso prestar serviço para menos empresas. Ter uma carteira menor de clientes de grande e médio portes torna nossa oferta mais relevante”, atesta Coelho.
Com raízes fincadas na região sul, a Brivia nunca abriu mão de crescer avançando fronteiras. O caminho natural foi abrir uma área de negócios em São Paulo.
O escritório, localizado na Vila Olímpia, na capital paulista, serve de base para prospecção de novos negócios. Oportunidades não faltam. “Basta somar o faturamento de algumas companhias instaladas num radio de um quilômetro ao redor da nossa sucursal para nos darmos conta que o valor total equivale ao PIB do Rio Grande do Sul”, exagera Coelho. Não sem razão, prevê, São Paulo será cada ano mais representativo no faturamento da Brivia. Paraná e Santa Catarina, no entanto, não estão fora do radar.
Sem descompasso
Responsável pela administração do perfil da Gerdau nas redes sociais, a Brivia planejou a entrada da maior empresa do sul nessas plataformas. A siderúrgica, presente no Twitter e no Facebook desde 4 de gosto, tem usado esses sites de relacionamento como mais um canal de comunicação com seus clientes. A companhia não estaria fazendo isso tarde demais? Na opinião de Coelho, grandes empresas precisam dar esses passos de maneira mais consciente e planejada. “Vai muito do alinhamento da estratégia do negócio e o que o mundo digital pode trazer de resultado para essas empresas”, formula. Ele vê as companhias de médio porte como as mais propensas a cometer equívocos nas redes sociais. “Esse perfil de empresa tem restrições orçamentárias para fazer algo direito. Até entram nas redes sociais , mas daí vai faltando perna, verba e se falha na forma como as coisas são conduzidas”, alerta.
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