Companhia pagou US$ 3,6 bilhões para assumir o controle completo da empresa de dermatologia que revitaliza a pele
Nestlé: fabricante de tratamentos para a acne e para a psoríase, a Galderma passará a ser parte de uma nova divisão conhecida como Nestlé Skin Health
Londres - A Nestlé
pagou ontem US$ 3,6 bilhões para assumir o controle completo da
Galderma, a empresa de dermatologia que revitaliza a pele. O CEO da
Nestlé, Paul Bulcke, terá que fazer o mesmo na unidade para impulsionar o
crescimento.
Fabricante de tratamentos para a acne e para a psoríase, a Galderma
passará a ser parte de uma nova divisão conhecida como Nestlé Skin
Health, com um estoque de marcas que vai de drogas de venda sob receita a
sabonetes e protetores solares para a pele, o cabelo e as unhas de
venda livre. Trata-se da mais recente tentativa da Nestlé de entrar no
ramo da saúde, setor que promete um crescimento mais rápido e maiores
margens de lucros do que o principal negócio da empresa suíça, a comida.
“Do ponto de vista da Nestlé, há benefícios na diversificação, e o
cuidado da pele possui margens altas e um forte potencial de
crescimento”, disse Oru Mohiuddin, analista da Euromonitor
International, em Londres. “Mas 2013 não foi um ano fácil para a
Galderma e eles estão se preparando para os desafios à frente”.
A Nestlé está contando com o controle completo para ajudar a unidade a
reviver seu desempenho. O crescimento das vendas da Galderma desacelerou
no ano passado para 3,9 por cento, abaixo do ritmo superior a 10 por
cento de anos anteriores, pois a maior concorrência de produtos
genéricos nos EUA reduziu as margens. A Galderma contratou quatro
gerentes novos, reorganizou suas unidades empresariais e agora dependerá
mais da pesquisa global, da distribuição e do poder de marketing da
Nestlé.
Uma Galderma autônoma “nos dá uma maior liberdade porque de vez em
quando, era bastante restritivo” ser donos conjuntos, disse ontem o
presidente da Nestlé, Peter Brabeck-Letmathe.
Imitando os rivais
A expansão para além da comida imita a estratégia perseguida por
companhias de produtos para consumidores como a Procter Gamble e a
Unilever: ambas abandonaram ativos de comida na última década para se
focarem em marcas de cuidado pessoal como a Dove e a Gillette.
O espaço de comida empacotada está “infestado” por “tendências de
crescimento anêmico” há mais de dois anos, segundo um relatório da
BB&T Capital Markets, de 30 de janeiro, pois as famílias comem mais
alimentos naturais. A Nestlé programou a apresentação do seu relatório
de lucros para o ano completo para amanhã.
Criada em 1981, a Galderma teve vendas de US$ 2,2 bilhões no ano
passado e controla 6,9 por cento do mercado global de dermatologia,
segundo dados da IMS Health citados no relatório anual mais recente da
empresa de cuidado da pele.
Cerca de metade das suas vendas vêm de drogas de venda sob receita como
Epiduo, um tratamento tópico para a acne. O restante é obtido com
tratamentos de venda livre como Loceryl, para infecções de fungos nas
unhas, e com o que a companhia chama de produtos “estéticos”, incluindo
Restylane, que é injetado na pele como o Botox da Allergan Inc.
Ensaios clínicos
Galderma está tentando reduzir sua dependência das drogas de venda sob
receita nos EUA, que devem passar por rodadas de ensaios clínicos e
aprovações regulatórias e são suscetíveis à concorrência de imitações
genéricas mais baratas.
A avançada da Nestlé para a saúde apresentou intermitências. Uma joint
venture com a Baxter International Inc. para vender alimentos médicos
foi debandada em 1996. A aquisição dos centros de dieta Jenny Craig em
2006 não deu certo, e a maior parte da empresa foi vendida em novembro.
Em 2011, a companhia criou a Nestlé Health Science para combinar as
marcas existentes de nutrição médica, como os batidos Boost, com
investimentos menores.
“A Nestlé ainda está em modo experimental e investigativo, portanto o
ramo da saúde da pele faz sentido nesse contexto”, disse James Amoroso,
consultor independente da indústria de bens para consumo em Walchwil,
Suíça. “Qual o potencial? Nem a Nestlé sabe”.
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