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Pacote da bala Mentos, da Perfetti: produto é o mais importante da empresa e que recebe mais inovações
São Paulo - Com pesados investimentos em novos sabores, embalagens e campanhas de marketing, a Perfetti Van Melle, fabricante de Mentos e Fruittella, tem crescido acima do mercado no país.
De janeiro a agosto, as vendas da empresa aumentaram 13% em comparação com os mesmos meses do ano passado, segundo ela mesma.
Quando considerada apenas a linha de balas Mentos, carro-chefe da
companhia, houve uma expansão de 11,1% nas vendas (em faturamento) entre
julho de 2014 e junho de 2015, enquanto a categoria de drops, pastilhas
e caramelos apresentou um avanço de 9,6% no período, segundo dados
Nielsen fornecidos pela Perfetti.
Apenas no primeiro semestre deste ano, foram lançadas cinco versões de
produtos dessa marca, como os sabores de caramelo, maçã verde, cranberry
e blueberry; além de novas embalagens em lata e sachê para balas que já
estavam no mercado.
De acordo com a fabricante, os lançamentos dos últimos 18 meses já são responsáveis por cerca de 25% do faturamento total.
Doce imagem
A companhia não abre números, mas garante que a marca Mentos possui
"indiscutivelmente a maior representatividade dentre as outras do grupo"
e que a operação brasileira, que abastece toda a América do Sul, é uma
das mais importantes para a companhia no mundo.
"Mentos sempre foi líder em inovações e, neste ano, também estamos
alocando mais investimentos em comunicação, mídia e promoções", disse o
presidente da Perfetti Van Melle no Brasil, Henrique Veloso, em
entrevista exclusiva a EXAME.com.
Em 2015, os valores destinados a ações de marketing em plataformas
diversas foram de 15% a 25% maiores do que os aplicados no ano passado,
segundo Veloso.
Nesta segunda, a empresa lança uma campanha com o ator Fábio Porchat
que, ao fim, levará um consumidor e três amigos para uma viagem ao
exterior em um jatinho particular.
Ela também tem usado a figura de famosos para construir engajamento com
consumidores pelas redes sociais. Ações desse tipo atingiram um público
de 3,5 milhões de pessoas nos últimos 18 meses, conforme contou Veloso.
"Além do investimento agressivo no formato digital, temos feito
atividades de marketing diretamente nos pontos de venda", disse o
executivo. Segundo ele, a malha de distribuição da empresa cresceu
aproximadamente 39% nos últimos cinco anos.
Visão otimista
Apesar de afirmar que os resultados não decepcionam, Veloso admite que a
instabilidade do cenário econômico tem afetado a Perfetti Van Melle.
"Não estamos blindados. Efetivamente estamos em uma situação muito mais austera que no ano passado", afirmou.
Para enfrentar a volatilidade do câmbio, a empresa tem focado nos resultados de longo prazo.
"O que nosso time fez foi voltar todas as despesas para projetos que nos
darão sustentabilidade nos próximos três anos. Isso nos deu um certo
oxigênio para sobreviver melhor", contou o presidente.
De acordo com o executivo, a companhia não cortou funcionários, mas
limou gastos "menos representativos" que ele não revela. Mas, mesmo com
os desafios, as perspectivas de Veloso para o futuro são positivas.
"Nós acreditamos no potencial que ainda temos de conquistar os
consumidores. Nos próximos anos, se o mercado crescer de 2 a 3%, vamos
avançar de 8 a 10%", disse.
Em 2014, a companhia italiana faturou 2,44 bilhões de euros mundialmente
(algo em torno de 10,8 bilhões de reais em valores atualizados). Os
dados brasileiros não são divulgados.
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