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Cerveja Stella Artois, uma das principais marcas da AB InBev: a
tentativa da AB InBev de abocanhar a SABMiller enfrenta dois grandes
obstáculos na China
Adam Jourdan e Denny Thomas, da REUTERS
Xangai/Hon Kong - Um eventual casamento bem-sucedido entre as cervejarias Anheuser-Busch InBev e SABMiller
vai certamente ter de ser feita sem uma das joias da coroa da
SABMiller: a participação de 49 por cento da empresa na marca de cerveja
mais vendida da China.
Isso vai significar que a possível megafusão vai ter de deixar de lado a
enorme rede de distribuição e instalações de engarrafamento detidas
pela joint venture chinesa da SAB, a CR Snow, uma plataforma que
ajudaria a companhia combinada a crescer no grande mercado chinês.
A tentativa da AB InBev de abocanhar a SABMiller enfrenta dois grandes
obstáculos na China, onde a SAB e sua parceira na joint venture, a China
Resources Enterprises (CRE), produzem a Snow, a cerveja mais vendida no
mundo em volume.
O primeiro é que a mudança no controle que será gerada pela operação
provavelmente vai dar à CRE direito de comprar a participação da SAB na
joint venture, uma opção que fontes em bancos de investimento afirmam
que a CRE tem interesse em exercer.
O segundo é que a combinação entre AB InBev e SABMiller expandiria a
participação de mercado do novo grupo na China para 37 por cento,
levantando preocupações entre autoridades de defesa da concorrência no
país.
Em 2008, o Ministério do Comércio da China aprovou a compra da
Anheuser-Busch pela InBev por 52 bilhões de dólares, mas impediu que as
duas empresas aumentassem suas participações em companhias domésticas,
em um sinal de preocupação das autoridades chinesas sobre a concentração
no mercado de cerveja.
"É altamente provável que a China possa exigir que a SABMiller tenha que
vender sua participação de 49 por cento na joint venture como condição
para liberar a transação", afirmou o advogado Leon Liu, sócio do
escritório de advocacia MWE China, baseado em Xangai.
O Ministério do Comércio da China não comentou o assunto.
As vendas de cerveja na China foram estimadas em cerca de 486 bilhões de
iuans (76,4 bilhões de dólares) no ano passado e a expectativa é que
atinjam 683 bilhões de iuans até 2019, segundo a empresa de pesquisa
Euromonitor.
A CR Snow tem cerca de 100 cervejarias na China, com uma capacidade
anual de produção de 155 milhões de hectolitros de cerveja no ano
passado, segundo o Deutsche Bank. A participação da SAB na CR Snow é
avaliada em 4 bilhões de dólares e executivos de bancos de investimento
consideram que um leilão dessa fatia seria altamente disputado.
"É uma rara oportunidade em um mercado grande e todo mundo vai querer
fazer parte", disse um executivo sênior de banco de investimento.
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