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Relevância: Business Insider tem hoje 76 milhões de leitores e 325 funcionários no mundo todo
São Paulo –Axel Springer, a editora alemã dona do Die Welt e Bild, fechou hoje a compra do Business Insider por cerca de 450 milhões de dólares.
A empresa já possuía 9% da publicação e outros 3% são do CEO da Amazon, Jeff Bezos, desde março de 2014. Com o negócio, a gigante alemã terá 97% do site, avaliado no total em 560 milhões de dólares.
O comando do Business Insider, segue nas mãos do atual CEO Henry Blodget, de acordo com anúncio das empresas.
O executivo, um ex-analista de mercado que acabou sendo expulso de
WallStreet, fundou o site em 2007 com Dwight Merriman e Kevin Ryan. Os
investidores Gilt Groupe e MongoDB se juntaram ao negócio depois.
Hoje, o Business Insider tem 76 milhões de leitores e 325 funcionários no mundo todo - metade deles jornalistas.
Em julho, a Springer perdeu a chance de comprar o Financial Times para o grupo japonês Nikkei, que pagou 844 milhões de libras pela publicação americana.
Analistas acreditam ser esse o motivo da editora alemã ter fechado tão
rápido e por um valor tão alto a compra do Business Insider.
Como o FT, o site voltado para leitores interessados em notícias de
finanças. E, apesar de não ter a tradição do concorrente, cresceu de
maneira vertiginosa nos últimos anos.
A aquisição é um marco para o setor editorial
– trata-se do maior valor pago por uma publicação online até hoje – e
para Blodget, que volta aos holofotes de maneira positiva.
Volta por cima
Investidor, economista e jornalista, Henry Blodget foi analista sênior
de Internet da corretora CIBC Oppenheimer, antes de se tornar chefe da
equipe global de análises do banco Merrill Lynch durante a bolha das
empresas pontocom.
Foi lá que ele ganhou notoriedade com a multiplicação de dinheiro por
meio de indicação de compra e venda de ações de grandes companhias.
Até que ele foi multado e expulso do mercado de ações por dizer
publicamente para investidores comprarem ações, enquanto criticava os
mesmos papéis pelas costas.
Depois de passar vários anos como um escritor freelance e consultor,
Blodget co-fundou o Silicon Alley Insider, o antecessor de Business
Insider, que surgiria em 2007.
Em pouco tempo, o site ganhou financiamentos milionários, além da
abertura de capital, e tornou-se o mais visitado dos Estados Unidos,
segundo dados da comScore.
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