No mês de abril, a companhia ultrapassou a marca de 100 parceiros em seu marketplace, com mais de 220 mil itens diferentes
São Paulo – Magazine Luiza
ganhou mais espaço no mercado e viu seu lucro crescer, com foco na
integração entre os canais físico e digital. Além disso, pela primeira
vez desde a sua fundação, o Magazine Luiza vendeu chocolates nessa
páscoa com a expansão de seu marketplace.
A Mondelez é um dos novos vendedores do marketplace da companhia,
onde vende de ovos Lacta a caixas de Bis Oreo. Os chocolates são alguns
dos novos produtos que estão a venda no site da empresa, em operações controladas por parceiros.
No mês de abril, a companhia ultrapassou a marca de 100 parceiros em
seu marketplace, como Spicy, Avon, ClimaRio, Havan, Connectparts,
Onofre, MadeiraMadeira, Drograria SP, Drogaria Pacheco, entre outros.
Com esses novos parceiros, a empresa tem mais de 220 mil itens diferentes em seu shopping virtual.
Cosméticos, alimentos e até produtos para carros divergem bastante do
catálogo tradicional da empresa, mas esses produtos fazem parte da sua
estratégia para reforçar o marketplace e as vendas online.
Praticamente todos os produtos vendidos por terceiros são
complementares aos oferecidos pelo Magazine Luiza: 98% dos itens do
marketplace não concorrem com a companhia. Por enquanto, a estratégia é
apenas ampliar o leque de produtos oferecidos a clientes e não sair das
categorias que vende.
A velocidade de integrar esses novos parceiros veio depois da aquisição da startup Integra, especializada na gestão lojistas e marketplaces e cujo sistema é usado por mais de 200 empresas.
Resultado
As vendas da varejista deram um salto e garantiram à companhia o seu
maior Ebitda, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização,
da história.
O lucro líquido foi de R$ 59 milhões e margem de 2,1% no primeiro
trimestre do ano, contra R$ 5 milhões e margem de 0,2% no ano passado.
As vendas totais cresceram 23% no primeiro trimestre do ano, atingindo R$ 3,4 bilhões.
No virtual, crescimento real
O comércio eletrônico foi o grande destaque da varejista e já representa 28% das vendas totais. O faturamento desse segmento cresceu 56,2% em relação ao ano passado.
Já faz alguns trimestres que a varejista declarou ser uma “empresa
digital com pontos físicos”. As mais de 800 lojas físicas atuam como
centros de distribuição e podem funcionar como ponto de coleta para as
vendas on-line, sem que o consumidor precise pagar frete, serviço
chamado Retira Loja.
Agora, a meta da empresa é entregar os produtos nas lojas até 48 horas depois da compra nesta modalidade.
Além da redução de prazo de entrega, a integração entre canais também
ajudou a diminuir o tempo de estoque para 66 dias, de 73 dias no início
do ano passado.
A companhia vem investindo em vendas pelo smartphone e seu aplicativo já tem mais de 5,4 milhões de downloads.
Preços racionais
Além da estratégia multicanal, de integrar lojas físicas e online, o
crescimento do comércio eletrônico também se deve a preços mais
racionais no mercado, afirmou Frederico Trajano, presidente do Magazine
Luiza.
“Os players perdiam muito dinheiro e queimavam caixa com suas
operações on-line. Num momento bom da economia já era difícil sustentar,
mas com a crise, liquidez baixa e juros altos, a situação se tornou
insuportável”, disse.
Ele afirma que os competidores estão praticando preços mais racionais
e, com isso, a Magazine Luiza se beneficia e aumenta sua taxa de
conversão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário