As montadoras farão esforço para, até dezembro, conseguir no mínimo um crescimento de 1% em relação aos 3,8 milhões de veículos vendidos no ano passado
Carros: para automóveis e comerciais leves os números apontam pequena queda de 0,7%, para 2,737 milhões de unidades
São Paulo - Com dois meses seguidos de queda e os primeiros dez dias do
mês com vendas estagnadas, a indústria automobilística volta a apelar
para ofertas de juro zero, financiamento em cinco anos e planos para
desovar estoques de carros novos. As empresas do setor vinham
restringindo esse tipo de oferta desde o ano passado, por causa do
aumento da inadimplência.
Neste fim de semana, apesar do feriado deste sábado (12), todas as
concessionárias estão de portas abertas e há feirão no estacionamento do
Shopping Center Norte, em São Paulo, organizado pela Renault. Quase
todas as marcas têm no mínimo dois modelos com oferta de juro zero.
Nos primeiros dez dias do mês, foram licenciados 114,6 mil veículos,
quase o mesmo volume verificado em igual período de setembro (114,3 mil)
e em outubro de 2012 (114,6 mil). Do total deste mês, 108 mil são
automóveis e comerciais leves, ante 108,4 mil no mês passado e 109,9 mil
um ano atrás.
No acumulado do ano, os números também estão estagnados, com 2,895
milhões de unidades, ante 2,903 milhões em 2012. Para automóveis e
comerciais leves os números apontam pequena queda de 0,7%, para 2,737
milhões de unidades.
Segundo revendedores consultados pelo Estado, há muitas lojas com
estoques na casa dos 60 dias. "O que tem segurado o mercado são as
vendas diretas (para empresas, frotistas, funcionários e locadoras),
feitas pelas fábricas, enquanto o varejo (para o consumidor) está
fraco", diz um concessionário que pede para não ter o nome publicado. "A
luz já passou do amarelo para o vermelho no setor."
As montadoras
farão esforço para, até dezembro, conseguir no mínimo um crescimento de
1% em relação aos 3,8 milhões de veículos vendidos no ano passado. Além
das promoções, que devem continuar, contam com uma possível corrida às
lojas em razão do fim da redução do Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) a partir de 1º de janeiro.
Ofertas. A General Motors decidiu oferecer juro zero para toda sua linha, em campanha iniciada quinta-feira e com término neste domingo. Mas a entrada é salgada: 60% do valor do carro. A diferença pode ser paga em até 18 prestações. Para Agile, Cobalt e Sonic, o prazo pode ser estendido para até 48 meses.
O Cobalt LTZ, que à vista custa R$ 44.990, pode ser adquirido com entrada de R$ 26.994 e 48 parcelas fixas de R$ 375. Na revenda Palazzo, na zona norte da capital, o modelo também pode ser adquirido com entrada de 20% (R$ 8.998) e 60 parcelas de R$ 829, mas, nessa caso, há juro de 1% ao mês.
Numa promoção recente feita pela Palazzo, os estoques baixaram de 45
dias para 30 dias, informa o diretor comercial Wilson Goes.
A rede Volkswagen oferece juro zero para Fox, Space Fox e Amarok em 24
parcelas e entrada de 50% do valor do bem. Há planos em 60 parcelas, mas
com juro de 0,99% ao mês. "A linguagem do momento é a taxa
promocional", afirma Marcos Leite, gerente da revenda Amazon, na zona
leste de São Paulo.
A Ford vende Fiesta RoCam (modelo antigo) com taxa zero em 36 meses,
entrada de 50% e airbag e freios ABS por R$ 1 mil. Na Renault, juro zero
é só para o Sandero, que sai por R$ 31.990 à vista ou entrada de R$
17.594 e 36 parcelas de R$ 422,71.
Até marcas de maior valor, como Toyota, estão com promoções. Revendas
da marca oferecem bônus (desconto) de R$ 10 mil para o utilitário CR-V,
de R$ 7 mil para o Corolla top e de R$ 6 mil para o básico, e de R$ 3
mil para o compacto Etios. O Hyundai HB20, que há três meses tinha fila
de espera de dois meses, está disponível nas lojas.
As informações são
do jornal O Estado de S. Paulo.
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