sábado, 2 de novembro de 2013

Ministro põe culpa em "engenheiros ruins" por atraso em aeroportos da Copa

Aiuri Rebello
Do UOL, em Brasília

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Obras nos aeroportos das cidades-sede - setembro de 2013

 

Belo Horizonte: reforma no aeroporto de Confins deve aumentar capacidade de 10 milhões de passageiros por anoa para 17,1 milhões Divulgação/Ministério do Esporte


A culpa pelo atraso de obras em seis dos 12 aeroportos brasileiros em capitais que receberão a Copa do Mundo no ano que vem é dos engenheiros brasileiros, que são ruins e elaboram projetos mal feitos. Na hora da execução, todo o planejamento e cálculos tem de ser refeitos e a obra atrasa, além de ficar de mais cara. Essa é a explicação do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, para o problema.
 
 
"Os atrasos não acontecem por falta de dinheiro ou de vontade, é por responsabilidade", continuou ele. "Os projetos que pegamos para executar são muito ruins, e temos refazer todos eles", afirmou Franco a dezenas de jornalistas editores de jornais regionais durante o evento "Encontro Nacional de Editores da Coluna Esplanada", promovido pelo jornalista Leandro Mazzini na quinta-feira (31).
 
 
"Temos uma geração inteira de engenheiros nos anos 1970 e 1980 que saíram da faculdade direto para o mercado financeiro, então há uma carência de profissionais experientes e qualificados nessa área. Os jovens não saem bem formados da faculdade e os projetos são muito ruins", disse. "As empresas tem uma dificuldade muito grande em suprir isso e fazem verdadeiros milagres", continuou, sobre as obras tocadas pela Infraero, sob responsabilidade do governo. "Os engenheiros são ruins".
 
O governo planejou, em 2011, uma série de melhorias para os aeroportos das 12 cidades-sede. Em seis deles, porém, nem metade das obras de ampliação de terminais foi feita. A Infraero garante que todas as reformas estarão concluídas até junho do ano que vem, quando cerca de 600 mil turistas estrangeiros devem desembarcar no País, segundo a Embratur.
 

Sem polêmica

 

O Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) evitou polemizar e, questionado pela reportagem sobre as declarações do ministro, não respondeu. Por meio de sua assessoria de imprensa, diz apenas que o Brasil atravessou um grande período de estagnação em seu desenvolvimento industrial durante 30 anos em que a formação em Engenharia não era atraente.  Com a retomada do crescimento econômico, nos últimos dez anos, a engenharia voltou a ser valorizada e o mercado profissional aquecido.
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A Copa pós-2014: Veja obras que não ficarão prontas até o Mundial

 

Veja algumas das obras que foram prometidas para a Copa do Mundo, mas só ficarão prontas depois do Mundial .
 
Segundo a entidade, no ano de 2011 ingressaram nos cursos de Engenharia 227.785 jovens, 138% a mais que o registrado em 2006, e que o déficit de engenheiros no país está caindo. "Sobre qualificação, vale destacar ainda que a Engenharia não é mais um curso de cinco anos. São cinco para se formar e depois são outros 35 de atuação em que você precisa ficar se atualizando para atender a realidade da demanda", diz José Tadeu da Silva, presidente do Confea.
 
"Dois a três anos fora do mercado de tecnologia já os deixam defasados na área. Assim e em função do aquecimento do mercado, é fundamental a requalificação e a manutenção desses profissionais.", diz ele, concordando indiretamente com Moreira Franco.
 

Só depois da Copa

 

Em duas cidades, as obras só devem terminar em 2015. As intervenções planejadas para os terminais de Porto Alegre e Fortaleza foram divididas em duas etapas. Apenas a primeira parte ficará pronta a tempo da Copa. "A conclusão da primeira etapa permitirá que esses aeroportos estejam aptos para atender a demanda prevista para o evento esportivo", segundo a Infraero.
 
 
O levantamento do andamento das obras foi feito pela Infraero. A situação mais preocupante é a de Porto Alegre, onde as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros começou em setembro deste ano – embora, na Matriz de Responsabilidades, o início da reforma estivesse previsto para começar dois anos antes.
 
 
Em Curitiba, a obra avançou 8,46% até agora. A construção começou em maio deste ano e deve ficar pronta em maio do ano que vem. Já em Salvador, onde as obras começaram em janeiro de 2013, os serviços atingiram 20%. A ampliação do terminal deve estar pronta até o início de 2014, ainda segundo a Infraero.
 
 
A reforma do terminal de Fortaleza, iniciada em junho de 2012, chegou a 24,81% do total e deve ser entregue em março. Parte do atraso se deve a uma greve de operários e à demora na entrega do projeto executivo, segundo a Infraero.
 
 
Também apresentam baixa execução de obra Minas Gerais (33,17%), Cuiabá (34,43%) e Rio de Janeiro (35,7%). As obras mais adiantadas são as de Natal (78,31%) e Manaus (70,96%), que devem ficar prontas em novembro deste ano e março do ano que vem, respectivamente. 
 
 
Apesar do cenário, o ministro da aviação civil e a Infraero garantem que as intervenções serão finalizadas a tempo. "Não se preocupem com a Copa, não teremos problemas", garante ele. Enquanto isso, "você entra em um aeroporto [no Brasil] e sua vida é entregue nas mãos de Deus", resumiu a situação o próprio ministro

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