Programa da empresa permite que todos os funcionários passem pelas áreas de relacionamento direto com o cliente pelo menos uma vez por ano, para não perder o foco
São Paulo - Clientes satisfeitos são a alma do negócio, já dizia o ditado. Para não deixar a sua equipe esquecer que trabalha para os consumidores, a loja online Dafiti decidiu que, pelo uma vez por ano, cada um de seus funcionários terá contato direto com quem compra os seus produtos.
O "Dia do cliente" ocorre uma vez por mês e permite que cada
colaborador trabalhe durante um dia nas três áreas da empresa de contato
direto com os clientes: a central de relacionamento (REC), o centro de
distribuição e as entregas. Dentro de um ano, todos os 1,5 mil
funcionários da companhia devem passar pelo programa.
Até agora, 300 pessoas do time da Dafiti já passaram pelo atendimento
aos consumidores (REC), e cem já trabalharam no centro de distribuição.
Em outubro, os próprios sócios participaram da entrega de produtos. A
próxima ação do programa será no dia 3 de dezembro.
Malte Huffmann, sócio e cofundador da companhia, já passou pela central
de relacionamento e também acompanhou a transportadora em entregas.
"Achei o trabalho da central muito estressate. Porque lá pode chegar de
tudo: de cliente que quer elogiar, a alguém que teve algum problema.
Essa incerteza é estressante".
Depois da experiência, ele propôs
projetos para preparar melhor os funcionários do setor para o
atendimento. "Eram coisas que já estavam sendo tocadas pela diretoria da
área, mas outra visão sempre ajuda um pouquinho", conta.
Segundo ele, o objetivo do projeto é muito claro: "queremos nos tornar a marca e-commerce favorita da América Latina para produtos de moda, por isso o nosso foco é na satisfação do cliente".
Após o início do programa, em setembro, algumas pequenas melhorias já
estão sendo implantadas na empresa. Uma delas é um botão que avisa o
cliente quando o produto que ele deseja trocar está disponível no
estoque, diretamente na área de troca automática online. O recurso deve
estar no ar em janeiro do ano que vem. Por enquanto, a opção só existe
no site, mas não no formulário de troca, o que faz com que, muitas vezes
os consumidores precisem tratar do assunto com a central de
relacionamento.
Para Huffmann, o contato direto com o cliente também já contribui para o
engajamento da equipe, porque deixa claro o foco da Dafiti. "Os
primeiros resultados já mostram um melhor alinhamento dos funcionários
da empresa. As pessoas querem ser responsáveis pela empresa toda, não só
pelas suas funções. Isso a gente não esperava", conta, satisfeito.
A ideia é que o programa se estenda pelos próximos anos. "É uma coisa
que tem que continuar. Uma vez a cada ano, todo mundo vai trabalhar com o
consumidor", afirma Huffmann.
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