Divulgação/Facebook oficial
Campanha da Jet.com, empresa de comércio eletrônico comprada pelo Walmart
São Paulo - Walmart
anunciou hoje, 8, a aquisição da Jet.com, startup de comércio
eletrônico, por US$ 3 bilhões em dinheiro e mais US$ 300 milhões em
ações.
A compra irá impulsionar as vendas pelo site ou aplicativo e fazer frente ao crescimento acelerado de sua maior concorrente, a Amazon.
Na última conferência com analistas, o CEO do Walmart Doug McMillon
afirmou que as vendas online evoluem muito lentamente e que a empresa
precisava expandir o número de produtos vendidos e de parceiros da
plataforma.
Com a aquisição
bilionária, “estamos buscando maneiras de cortar preços, ampliar o
sortimento e oferecer a experiência de compra mais simples e fácil
possível, porque é isso que os consumidores querem”, afirmou.
A empresa tem dificuldade em acompanhar a rápida evolução da rival, que angaria um público fiel – e pagante.
O número de assinantes da Amazon,
chamados Prime, ultrapassou os não pagantes, ao alcançar 63 milhões em
junho. Com entregas em até uma hora e descontos especiais, eles têm
poucos motivos para fazer compras nos concorrentes.
Enquanto o Walmart faturou US$ 14 bilhões com vendas online no último ano, ou apenas 3% das receitas totais, o faturamento dela foi de US$ 107 bilhões, incluindo o serviço de nuvem.
Unicórnio
A Jet.com pode ajudar nessa disputa, por ser dos comércios eletrônicos
que mais cresce. Lançado em 2015, alcançou em pouco tempo e 12 milhões
de usuários únicos por mês.
Ainda muito jovem, entrou no seleto grupo de startups que têm valor de mercado de mais de US$ 1 bilhão, os chamados “unicórnios”.
O site recebe cerca de 400.000 novos consumidores mensalmente e 25.000
pedidos todo dia e promete preços 10% a 15% mais baixos que os de
concorrentes. A promessa certamente chamou a atenção, ainda que ao custo de milhões de dólares em marketing.
Para reduzir custos de frente, oferece descontos para pedidos grandes,
com muitas mercadorias enviadas juntas. O marketplace tem mais de 2.400
lojistas.
Os fundadores da startup são Marc Lore, Mike Hanrahan e Nate Faust.
Lore, que hoje é CEO da Jet, fundou a Quidsi, empresa dona dos sites
Diapers.com, Soap.com e Wag.com e que foi vendida. Ele terá uma posição
de liderança na divisão de vendas on-line no Walmart, e o atual
executivo da área, Neil Ashe, sairá da companhia, afirmou o Wall Street Journal.
Walmart e Jet continuarão atuando como marcas distintas. Enquanto a
gigante manterá sua estratégia de preços baixos todo dia, a Jet buscará
atrair jovens com seleção de produtos e experiência de compra voltada a
esse público.
A startup ainda ganha acesso à infraestrutura da varejista, como os 7
centros de distribuição nos Estados Unidos. A operação precisa ser
aprovada por órgãos reguladores.
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