Campanha de marca de joias gerou polêmica ao falar de direitos das mulheres e questões raciais
Frame do comercial da marca Tanishq na Índia: divórcio e cor da pele naturalizados em vídeo "que rompe tabus"
São Paulo - Uma noiva radiante num comercial em tons pasteis para promover uma marca de jóis não parece nenhuma novidade. Mas esse vídeo da anunciante Tanishq atingiu os consumidores na Índia como uma pequena revolução.
Para os ocidentais pode até passar despercebido, mas o fato da noiva em
questão já ter uma filha de um casamento anterior calou fundo junto ao
público-alvo, para o qual culturamente mulheres viúvas ou divorciadas
podem ser enxergadas como exiladas sociais.
A estreia do vídeo de um minuto e trinta provocou uma reação em cadeia
positiva nas redes sociais. Alguns usuários comemoraram a escolha de uma
modelo de pele morena, ao contrário da tendência de “clarificação”
típica de Bollywood e da tv indiana, como mostra matéria do jornal
britânico The Guardian.]
Para culminar, o comercial termina com a filha perguntando se ela pode
chamar o seu novo padrasto de "papai". Sobre a entrada do vídeo em
terrenos antes considerados como tabus, até mesmo políticos comemoraram
em posts na internet. O membro do parlamento indiano Naveen Jindal
celebrou a “quebra de estereótipos” no Twitter.
Assista ao video completo, assinado pela agência Lowe Lintas India:
http://www.youtube.com/watch?v=adDkbucQUfg
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