Terceira segunda-feira de janeiro foi taxada à fama de dia mais melancólico do ano em pesquisa encomendada por marca
Ttristeza: estudo estabeleceu que a terceira segunda-feira de janeiro é o dia do ano na qual as pessoas se sentem mais tristes
São Paulo - Há alguns anos, a terceira segunda-feira de janeiro ganhou a
inglória fama de Dia Mais Triste do Ano. A data ficou conhecida como
Blue Monday, e seu renome de descoberta cientítica espalhou-se como
lenda urbana mundo afora, principalmente nos países de língua inglesa.
O que poucos sabem é que a ideia anunciada como fruto de pesquisa matemática é, na verdade, uma ação de marketing transformada em verdade para a sorte da marca anunciante, o canal de TV britânico Sky Channel, explicam o jornal inglês The Guardian e a revista Inc.
Tudo começou com o estudo de um certo psicólogo Cliff Arnall, da
Universidade de Cardiff, no País de Gales, que chegou à uma equação que
apontaria o dia mais melancólico do ano. Publicado em 2005, o cálculo
levaria em consideração a meteorologia do período, as dívidas realizadas
no Natal, a queda da motivação e uma crescente cobrança para realizar conquistas no ano que se inicia.
Por mais que janeiro possa ser um mês difícil, a pesquisa de Arnall não
tem embasamento científico e foi feita por encomenda da anunciante,
afirmam os veículos. Seu artigo não fora publicado em nenhum jornal
acadêmico, e sim diretamente em um material de divulgação da Sky Travel.
E virou verdade depois disso.
A ideia da marca, descobriu-se, era promover o desejo de viajar e
estimular possíveis clientes a espantar a tristeza através do turismo.
Considerando que todos os anos a data volta à tona, a estratégia de
gosto duvidoso ajudou a Sky Travel a fazer (muito) barulho até hoje.
*Atualizada às 16h04.
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