quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Brasil: Produtores de frutas buscam mercado no exterior


Fruit Logística - Feira recebe importadores de várias partes do mundo.
Fruit Logística – Feira recebe importadores de várias partes do mundo.
 
Grupo com 12 empresas brasileiras do segmento participa da Fruit Logistica, feira mundial que ocorre em fevereiro na Alemanha. Importadores do Oriente Médio visitam a mostra.


São Paulo – Um grupo com 12 empresas vai buscar mais mercado internacional para as frutas brasileiras em fevereiro. Elas participam da Fruit Logistica, uma das maiores feiras para frutas in natura do mundo, que ocorre em Berlim, na Alemanha, de 05 a 07 de fevereiro deste ano. A mostra costuma receber importadores do mundo todo, inclusive do mercado árabe.

De acordo com Paulo Filho, gerente de projetos do Brazilian Fruit, projeto de incentivo às exportações do setor, os importadores árabes participam da Fruit Logistica pela importância da feira. “A feira á um ponto de encontro entre a oferta e a procura, uma das maiores feiras do mundo”, afirma Paulo, ressaltando que ela atrairia importadores onde quer que fosse e que é um espaço importante para se conhecer as novidades do segmento, como está a concorrência em cada produto, o que está acontecendo no mercado, etc.

Na edição do ano passado, a participação brasileira rendeu contatos com 512 compradores da Europa, Ásia, Oriente Médio e América Latina, que resultaram em negócios de US$ 23 milhões e perspectivasde mais US$ 102 milhões em pedidos futuros. O projeto Brazilian Fruit é levado adiante pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf).

Em 2014 participam da mostra em Berlim as empresas Agrícola Famosa, Caliman, Cutrale, Fermac, Itacitrus, Jaguacy Brasil, Rigesa, Salute, UGBP, GBI, HLB e Grupo JB. O mercado europeu representa 70% dos clientes das empresas integrantes do Brazilian Fruit, segundo Paulo. “Não há como ficar de fora”, diz o gerente. A mostra é voltada principalmente para frutas in natura e o Brasil levará produtos como limão, laranja, abacaxi, abacate e mamão.

No Oriente Médio, segundo Filho, entre as frutas que são mais vendidas estão o limão e o açaí. Mas a região também demanda produtos como água de coco, suco de laranja, mamão papaia e melancia. “Há uma participação forte do Oriente Médio, mas pela questão geográfica, a maior participação é europeia”, afirma o executivo. Outras regiões, no entanto, como as Américas do Norte e Latina, costumam estar representadas. “Há uma participação cada vez maior do Leste Europeu”, conta o gerente do Brazilian Fruit.

A Fruit Logistica espera receber 58 mil visitantes de mais de 130 países. Ela terá 2.500 empresas expositoras de cerca de 80 países. Além de exposição e negócios, a mostra promove prêmios e espaços para discussão de questões mundiais do segmento.


Fonte: ANBA – Agência de Notícias Brasil-Árabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário