Grupo
com 12 empresas brasileiras do segmento participa da Fruit Logistica,
feira mundial que ocorre em fevereiro na Alemanha. Importadores do
Oriente Médio visitam a mostra.
São Paulo –
Um grupo com 12 empresas vai buscar mais mercado internacional para as
frutas brasileiras em fevereiro. Elas participam da Fruit Logistica, uma
das maiores feiras para frutas in natura do mundo, que ocorre em
Berlim, na Alemanha, de 05 a 07 de fevereiro deste ano. A mostra costuma
receber importadores do mundo todo, inclusive do mercado árabe.
De acordo com Paulo Filho, gerente de
projetos do Brazilian Fruit, projeto de incentivo às exportações do
setor, os importadores árabes participam da Fruit Logistica pela
importância da feira. “A feira á um ponto de encontro entre a oferta e a
procura, uma das maiores feiras do mundo”, afirma Paulo, ressaltando
que ela atrairia importadores onde quer que fosse e que é um espaço
importante para se conhecer as novidades do segmento, como está a
concorrência em cada produto, o que está acontecendo no mercado, etc.
Na edição do ano passado, a participação
brasileira rendeu contatos com 512 compradores da Europa, Ásia, Oriente
Médio e América Latina, que resultaram em negócios de US$ 23 milhões e
perspectivasde mais US$ 102 milhões em pedidos futuros. O projeto
Brazilian Fruit é levado adiante pela Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex) e pelo Instituto Brasileiro de Frutas
(Ibraf).
Em 2014 participam da mostra em Berlim as
empresas Agrícola Famosa, Caliman, Cutrale, Fermac, Itacitrus, Jaguacy
Brasil, Rigesa, Salute, UGBP, GBI, HLB e Grupo JB. O mercado europeu
representa 70% dos clientes das empresas integrantes do Brazilian Fruit,
segundo Paulo. “Não há como ficar de fora”, diz o gerente. A mostra é
voltada principalmente para frutas in natura e o Brasil levará produtos
como limão, laranja, abacaxi, abacate e mamão.
No Oriente Médio, segundo Filho, entre as
frutas que são mais vendidas estão o limão e o açaí. Mas a região
também demanda produtos como água de coco, suco de laranja, mamão papaia
e melancia. “Há uma participação forte do Oriente Médio, mas pela
questão geográfica, a maior participação é europeia”, afirma o
executivo. Outras regiões, no entanto, como as Américas do Norte e
Latina, costumam estar representadas. “Há uma participação cada vez
maior do Leste Europeu”, conta o gerente do Brazilian Fruit.
A Fruit Logistica espera receber 58 mil
visitantes de mais de 130 países. Ela terá 2.500 empresas expositoras de
cerca de 80 países. Além de exposição e negócios, a mostra promove
prêmios e espaços para discussão de questões mundiais do segmento.
Fonte: ANBA – Agência de Notícias Brasil-Árabe
Nenhum comentário:
Postar um comentário