Especialista em empreendedorismo feminino afirma que toda empreendedora deve saber o básico de finanças para gerenciar o seu negócio
Os principais desafios das mulheres empreendedoras
Respondido por Ana Fontes, especialista em empreendedorismo feminino
Eu tenho de verdade um negócio ou tenho um meio de sobrevivência? O melhor dos mundos é você ter um negócio que foi criado para atender as necessidades de um grupo de clientes. Mas, a maioria cria um negócio e depois vai buscar os clientes e aí que a dificuldade aparece. Além disso, a grande maioria trabalha com serviços e em áreas de conforto delas; o desafio é encontrar dentro da sua área de conforto uma oportunidade de negócio com produtos ou serviços. Uma dica: leia muito e acompanhe o que acontece no mundo, normalmente bons negócios surgem de problemas.
As mulheres culturalmente gostam de ter o domínio sobre todas as situações e isto pode causar uma série de transtornos, pois um negócio depende muito mais da capacidade de gestão do que da capacidade de cuidar dos assuntos. Uma dica importante: aprenda a delegar e a aceitar que as pessoas trabalham de formas diferentes e organize suas atividades considerando sempre o que é mais importante para sua empresa, os clientes e o futuro do negócio.
Este é um grande dilema para as empreendedoras, a grande maioria não se vê como vendedora, pois sabe produzir seu produto ou serviço, mas tem dificuldade na hora de vender e divulgar. Já dizia Steve Jobs que todo empreendedor tem que ser vendedor. É uma questão de sobrevivência, afinal uma empresa sobrevive sem muitas coisas, mas não sobrevive sem vender. Faça cursos rápidos com técnicas de vendas e comunicação e se capacite para vender. Ou, se sua estrutura permitir contrate um bom vendedor, mas acompanhe de perto o trabalho dele.
Normalmente, as mulheres são responsáveis pelas finanças da casa, mas tem muito receio de lidar com as finanças da empresa. Um dos motivos é a grande burocracia que envolve uma pequena empresa hoje, além das várias obrigações legais, impostos, folha de pagamento, entre outras. Você tem que saber o básico de como conduzir as finanças da sua empresa: precisa saber a formação de preços dos seus produtos ou serviços, a margem necessária e acompanhar na ponta do dedo o caixa da sua empresa, afinal é ele que determina a sua saúde financeira.
O mundo da internet abriu uma vastidão de oportunidades com as redes sociais, blogs e tudo mais. Isto é muito bacana, mas exige tempo e estratégia. A primeira dica é (acredite) saber quem é de fato seu cliente, muitas empreendedoras não sabem responder a esta pergunta ou respondem de forma muito abrangente.
Sim, queremos dominar o mundo e principalmente agora. Mas dominar o mundo exige tempo, portanto foque no que é importante, ou seja, o futuro do seu negócio. Muitas vezes, dedicamos a maior parte do nosso tempo a resolver coisas urgentes e não as que de fato são importantes, por isso aprender a delegar é necessário para o crescimento do seu negócio. E por fim, aproveite! Você faz parte de um grupo de pessoas que tem o perfil diferenciado, afinal não é qualquer um que pode cuidar de uma empresa, família, casa e filhos.
Respondido por Ana Fontes, especialista em empreendedorismo feminino
É fato que elas estão empreendendo mais: hoje, quase 45% dos pequenos
negócios são conduzidos por empreendedoras. Mas este é um fenômeno
recente e como tudo que é novo apresenta uma série de desafios.
Empreender exige estômago e nervos de aço e muita dedicação. Nestes
quesitos as mulheres são ótimas. Vamos falar aqui dos principais
desafios para ter um negócio de sucesso.
1. Tenho de fato um negócio?
Eu tenho de verdade um negócio ou tenho um meio de sobrevivência? O melhor dos mundos é você ter um negócio que foi criado para atender as necessidades de um grupo de clientes. Mas, a maioria cria um negócio e depois vai buscar os clientes e aí que a dificuldade aparece. Além disso, a grande maioria trabalha com serviços e em áreas de conforto delas; o desafio é encontrar dentro da sua área de conforto uma oportunidade de negócio com produtos ou serviços. Uma dica: leia muito e acompanhe o que acontece no mundo, normalmente bons negócios surgem de problemas.
2. Sou gestora e não sou a melhor empregada do negócio
As mulheres culturalmente gostam de ter o domínio sobre todas as situações e isto pode causar uma série de transtornos, pois um negócio depende muito mais da capacidade de gestão do que da capacidade de cuidar dos assuntos. Uma dica importante: aprenda a delegar e a aceitar que as pessoas trabalham de formas diferentes e organize suas atividades considerando sempre o que é mais importante para sua empresa, os clientes e o futuro do negócio.
3. Sei fazer, mas não sei vender
Este é um grande dilema para as empreendedoras, a grande maioria não se vê como vendedora, pois sabe produzir seu produto ou serviço, mas tem dificuldade na hora de vender e divulgar. Já dizia Steve Jobs que todo empreendedor tem que ser vendedor. É uma questão de sobrevivência, afinal uma empresa sobrevive sem muitas coisas, mas não sobrevive sem vender. Faça cursos rápidos com técnicas de vendas e comunicação e se capacite para vender. Ou, se sua estrutura permitir contrate um bom vendedor, mas acompanhe de perto o trabalho dele.
4. Não gosto de finanças
Normalmente, as mulheres são responsáveis pelas finanças da casa, mas tem muito receio de lidar com as finanças da empresa. Um dos motivos é a grande burocracia que envolve uma pequena empresa hoje, além das várias obrigações legais, impostos, folha de pagamento, entre outras. Você tem que saber o básico de como conduzir as finanças da sua empresa: precisa saber a formação de preços dos seus produtos ou serviços, a margem necessária e acompanhar na ponta do dedo o caixa da sua empresa, afinal é ele que determina a sua saúde financeira.
5. Preciso divulgar meu produto ou serviço
O mundo da internet abriu uma vastidão de oportunidades com as redes sociais, blogs e tudo mais. Isto é muito bacana, mas exige tempo e estratégia. A primeira dica é (acredite) saber quem é de fato seu cliente, muitas empreendedoras não sabem responder a esta pergunta ou respondem de forma muito abrangente.
Sabendo quem é seu cliente, estabeleça uma boa estratégia de marca e
comunicação, comece tendo um site bem feito. Se você domina algum
conteúdo interessante crie um blog, mesmo que não ligado ao nome da sua
empresa. Tenha um bom cartão de visita, participe de redes de contatos e
eventos de networking. Defina quem cuidará de redes sociais e capacite
com cursos e treinamentos que existem no mercado, muitos deles
gratuitos.
6. Não consigo focar
Sim, queremos dominar o mundo e principalmente agora. Mas dominar o mundo exige tempo, portanto foque no que é importante, ou seja, o futuro do seu negócio. Muitas vezes, dedicamos a maior parte do nosso tempo a resolver coisas urgentes e não as que de fato são importantes, por isso aprender a delegar é necessário para o crescimento do seu negócio. E por fim, aproveite! Você faz parte de um grupo de pessoas que tem o perfil diferenciado, afinal não é qualquer um que pode cuidar de uma empresa, família, casa e filhos.
Ana Fontes é fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do NATHEIA.
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