terça-feira, 24 de setembro de 2013

Dress Code: saiba como se vestir em diversos ambientes de trabalho


Consultora dá dicas de estilos formais e casuais e orientações sobre como se portar no mundo corporativo

Por Keila CÂNDIDO

O estilo e a linguagem corporal são responsáveis por grande parte da comunicação não verbal.  De acordo com a Consultora de Imagem, Ana Vaz, julgamos e somos julgados pela primeira impressão e pelo o que fazemos em menos de trinta segundos. Para a consultora, a comunicação não verbal é que comanda essa avaliação: 55% está baseada no visual (roupas, acessórios, cabelo, maquiagem, etc); 38% na postura, expressões faciais e corporais, tom de voz e gestual; e 7% no discurso (conteúdo).  

Segundo Ana, no universo corporativo o estilo é como uma marca. “É a forma como a pessoa se mostra ao mundo, usando para isso sua imagem pessoal”, afirma. Mas será que o estilo com o qual você se mostra ao mundo profissional realmente valoriza suas qualidades? Para que seu estilo seja coerente com seu talento, área de atuação e empresa para qual trabalha precisa não só refletir a sua personalidade e pontos fortes, mas fazer o mesmo para a empresa para a qual você trabalha. 

Cada ambiente profissional exige atitudes e roupas específicas e que estejam de acordo com o código de vestimenta, ou o dress code, da organização. Ana Vaz destaca algumas dicas para cada ambiente:
 
Muito formal
 
São ambientes mais sisudos, onde a seriedade impera. Escritórios de advocacia (principalmente os mais tradicionais) e de finanças, áreas executivas de grandes bancos (exceto caixas) e financeiras. 
 
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Como se vestir: Sua imagem deve projetar seriedade, sobriedade e credibilidade. As peças mais indicadas são modelos clássicos de ternos e terninhos, de cores escuras, lisos ou risca de giz, de corte estruturado. Bolsas e pastas de cores discretas, estruturadas, de couro liso. 
 
Formal
 
São ambientes de empresas cujo código é estabelecido como formal. É uma executiva ou consultoria da área jurídica, financeira ou de atendimento ao cliente (por exemplo, gerente de contas). O clima é menos sisudo, mas ainda é sério e formal. 
 
Como se vestir: sua imagem deve projetar seriedade e credibilidade, com um toque de receptividade. As peças mais indicadas são ternos e terninhos de tons médios ou escuros, lisos ou com texturas muito discretas. A modelagem pode ser um pouco mais moderna, com alguns detalhes interessantes. Bolsas e pastas estruturadas, de couro lustroso e cores discretas.
 
Casual
 
São empresas nas áreas de comunicação, marketing, tecnologia, moda, design, arquitetura ou outra área em que a descontração ou a criatividade estejam presentes. 
 
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Como se vestir:  Sua imagem deve projetar criatividade, descontração e flexibilidade, sem deixar a credibilidade de lado, parecer imaturo ou desleixado. As peças mais indicadas são ternos mais modernos e de tecidos casuais, calças, saias, camisas e blusas de tecidos mais descontraídos. As cores podem ser mais vivas, mas lembre-se, você é o foco das atenções e não sua vestimenta.  
 
Smart casual (um pé no formal e outro no casual)
 
São empresas de grande porte (nacionais ou multinacionais), escritórios (de contabilidade, comércio exterior, etc), consultorias de médio porte, entre outras. O clima é mais relaxado e os profissionais são menos expostos à presença de clientes. O jeans normalmente só é permitido às sextas-feiras. 
 
Como se vestir: sua imagem deve projetar credibilidade, capacidade de decisão, discrição e receptividade. As peças mais indicadas são os ternos e terninhos um pouco mais esportivos ou com texturas e padronagens, para quebrar a seriedade. Bolsas de couro e pastas mais flexíveis são adequadas para esse tipo de ambiente.

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