Consultora dá dicas de estilos formais e casuais e orientações sobre como se portar no mundo corporativo
Por Keila CÂNDIDO
O estilo e a linguagem corporal são responsáveis por grande
parte da comunicação não verbal. De acordo com a Consultora de Imagem,
Ana Vaz, julgamos e somos julgados pela primeira impressão e pelo o que
fazemos em menos de trinta segundos. Para a consultora, a comunicação
não verbal é que comanda essa avaliação: 55% está baseada no visual
(roupas, acessórios, cabelo, maquiagem, etc); 38% na postura, expressões
faciais e corporais, tom de voz e gestual; e 7% no discurso (conteúdo).
Segundo Ana, no universo corporativo o estilo é como uma marca. “É a
forma como a pessoa se mostra ao mundo, usando para isso sua imagem
pessoal”, afirma. Mas será que o estilo com o qual você se mostra ao
mundo profissional realmente valoriza suas qualidades? Para que seu
estilo seja coerente com seu talento, área de atuação e empresa para
qual trabalha precisa não só refletir a sua personalidade e pontos
fortes, mas fazer o mesmo para a empresa para a qual você trabalha.
Cada ambiente profissional exige atitudes e roupas específicas e
que estejam de acordo com o código de vestimenta, ou o dress code, da
organização. Ana Vaz destaca algumas dicas para cada ambiente:
Muito formal
São ambientes mais sisudos, onde a seriedade impera. Escritórios de
advocacia (principalmente os mais tradicionais) e de finanças, áreas
executivas de grandes bancos (exceto caixas) e financeiras.
Como se vestir: Sua imagem deve projetar
seriedade, sobriedade e credibilidade. As peças mais indicadas são
modelos clássicos de ternos e terninhos, de cores escuras, lisos ou
risca de giz, de corte estruturado. Bolsas e pastas de cores discretas,
estruturadas, de couro liso.
Formal
São ambientes de empresas cujo código é estabelecido como formal. É
uma executiva ou consultoria da área jurídica, financeira ou de
atendimento ao cliente (por exemplo, gerente de contas). O clima é menos
sisudo, mas ainda é sério e formal.
Como se vestir: sua imagem deve projetar seriedade
e credibilidade, com um toque de receptividade. As peças mais indicadas
são ternos e terninhos de tons médios ou escuros, lisos ou com texturas
muito discretas. A modelagem pode ser um pouco mais moderna, com alguns
detalhes interessantes. Bolsas e pastas estruturadas, de couro lustroso
e cores discretas.
Casual
São empresas nas áreas de comunicação, marketing, tecnologia, moda,
design, arquitetura ou outra área em que a descontração ou a
criatividade estejam presentes.
Como se vestir: Sua imagem deve projetar
criatividade, descontração e flexibilidade, sem deixar a credibilidade
de lado, parecer imaturo ou desleixado. As peças mais indicadas são
ternos mais modernos e de tecidos casuais, calças, saias, camisas e
blusas de tecidos mais descontraídos. As cores podem ser mais vivas, mas
lembre-se, você é o foco das atenções e não sua vestimenta.
Smart casual (um pé no formal e outro no casual)
São empresas de grande porte (nacionais ou multinacionais),
escritórios (de contabilidade, comércio exterior, etc), consultorias de
médio porte, entre outras. O clima é mais relaxado e os profissionais
são menos expostos à presença de clientes. O jeans normalmente só é
permitido às sextas-feiras.
Como se vestir: sua imagem deve projetar
credibilidade, capacidade de decisão, discrição e receptividade. As
peças mais indicadas são os ternos e terninhos um pouco mais esportivos
ou com texturas e padronagens, para quebrar a seriedade. Bolsas de couro
e pastas mais flexíveis são adequadas para esse tipo de ambiente.
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