Data center marca, nas palavras de Zeinal Bava, CEO da PT e da Oi, o fim de um ciclo de inovação da companhia iniciado em 2007
Covilhã - A Portugal Telecom, acionista controladora da Oi, inaugurou nesta segunda, dia 23, seu data center de Covilhã, em Portugal, considerado um dos seis maiores do mundo.
O data center marca, nas palavras de Zeinal Bava, CEO da PT e da Oi, o
fim de um ciclo de inovação da companhia iniciado em 2007 para a
construção de uma infraestrutura que hoje permite à empresa ter cerca de
90% da população de Portugal coberta com redes 4G, 60% dos lares com
disponibilidade de fibra ótica, serviços quádruplo play oferecidos de
forma completamente integrada desde o começo do ano e, agora, serviços
em nuvem tanto a clientes corporativos quanto a clientes residenciais.
O data center também marca o início de uma integração maior com a Oi na oferta de serviços corporativos.
O data center inaugurado é superlativo em todas as dimensões. O
investimento nessa fase inicial do projeto é de 90 milhões de euros (mas
deve superar os 300 milhões quando todos os prédios estiverem
completos).
A capacidade é de 3 mil metros quadrados já construídos para
armazenamento, o que acomoda cerca de 12,5 mil servidores, uma estrutura
de energia capaz de abastecer uma cidade de 100 mil habitantes (20 MW
de capacidade), tecnologia de refrigeração desenvolvida para operar em
99% do tempo com uso apenas do ar ambiente, 100% de fontes renováveis de
energia, certificação Tier 3 e Gold Leed, eficiência energética de 1,25
PUE (Power Use Effectiveness, contra uma média de 1,8), 100 Gbps de
conectividade por quatro rotas independentes, custo de operação cerca de
34% abaixo da média da Europa, 36 horas de combustível para os 12
geradores, 15 minutos de funcionamento em no-break, 1.400 postos de
trabalho gerados, dos quais 400 diretos entre outros atributos.
A maior parte dos números pode ser multiplicada por quatro quando o
data center atingir sua capacidade máxima. Hoje, apenas um dos quatro
prédios de 33 metros de altura foi construído.
Segundo Zeinal Bava, a Oi é parte importante da estratégia de oferta de
serviços em cloud da PT. A operadora brasileira ficará focada na oferta
e comercialização de conectividade enquanto a Portugal Telecom atuará
no desenvolvimento dos produtos e planejamento da migração para cloud
dos clientes da operadora brasileira.
"Nesse momento a Portugal Telecom
fica focada em cloud e a Oi na venda de conectividade", disse Bava. Ao
todo, Oi e Portugal Telecom chegam hoje, com o novo data center, a 26
mil metros quadrados em área de data center e 41 Pbytes de capacidade de
armazenamento.
Como parte dessa estratégia conjunta com a Portugal Telecom, a Oi anunciou também novos serviços do seu Oi Smart Cloud, lançado há um ano. São eles: 1) Soluções de colaboração e presença web, o que inclui alojamento de site, plataforma de e-mail, registro de domínio e ferramenta de colaboração e compartilhamento de documentos; 2) Plataforma de computação para executar aplicações dos usuários nos servidores do data center da Oi, com foco na análise de dados; 3) Solução de gestão de dispositivos móveis (MDM – Mobile Device Management), gestão de conteúdo móvel (MCM – Mobile Content Management) e gestão de aplicações móveis (MAM – Mobile Application Management) para empresas. 4) Soluções de segurança, incluindo filtragem centralizada de e-mail corporativo contra problemas de spam, vírus e phishing.
Clientes
O novo data center da Portugal Telecom está sendo inaugurado com uma série de clientes, inclusive alguns da Oi que já optaram por alocar seus serviços em nuvem e terão Portugal como sua plataforma de dados. Entre os clientes Oi que participaram do lançamento do novo data center na qualidade de sócios fundadores estão a Serasa Experian, Atento, Call Tecnologia, CTIS, Rede Pag Menos, Grupo Suzano e Grupo Estácio de Sá.
Segundo Zeinal Bava, existe um modelo de compartilhamento de receitas entre Oi e PT no caso desses clientes conquistados pela operadora brasileira que optam por ficar no data center de Covilhã. Da mesma forma, clientes da PT que precisem de aplicações em territórios brasileiros usarão os data centers da Oi, e a interligação dos dois data centers se dará por uma conexão dedicada de alta capacidade.
Em Portugal, a PT aposta no menor custo da mão-de-obra qualificada e no menor custo de energia, além da maior eficiência energética, para ampliar a sua participação no mercado de cloud, onde já tem quase a totalidade das 80 maiores companhias e mais de 400 mil clientes empresariais. No Brasil, a meta da Portugal Telecom com a Oi é conquistar três de cada quatro empresas do grupo que hoje controla mais de 20% do mercado de B2B.
A oferta será focada em soluções end-to-end e também em serviços white-label desenvolvidos e comercializados por parceiros.
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