domingo, 22 de setembro de 2013

Cerveja Premium

Portfólio inclui a família Bohemia, além de rótulos como Budweiser, Stella Artois, Serra Malte e as versões de maior valor das cervejas tradicionais

Marília Almeida - iG São Paulo
Divulgação
Maior aposta da Ambev é a Budweiser, que será a patrocinadora da Copa no mercado global
A ampliacao do portfólio de cervejas premium é uma das grandes apostas da Ambev para complementar as vendas, que apresentaram queda em agosto.

Isso porque o segmento, além de ter maior valor comercial, também permite à companhia se defender de oscilações de vendas, pois é mais resiliente à crises.

De acordo com o vice presidente de vendas Alexandre Medicis, o portfólio de marcas premium representa 6% do mercado no Brasil. "Como a Ambev tem 70% de fatia no mercado, a participação no nosso negócio é proporcional. Mas, em valor, o segmento ganha mais peso", conta.

O portfólio da Ambev no segmento inclui a família Bohemia, Budweiser, Stella Artois, Serra Malte e as versões de maior valor das cervejas tradicionais, como a Skol Beats, Original e a Brahma Extra,

A conta inclui a importação de rótulos das unidades da Ambev no exterior, como a belga Leffe, a Argentina Quilmes e a uruguaia Norteña. Já são cerca de 15 marcas importadas para o Brasil. É na importação onde há maior potencial de crescimento.

Isso porque Medicis conta que o portfólio de cervejas premium produzidas no País já esta adequado para o segmento. "Não pensamos em adquirir mais marcas, vamos investir no que já temos. As famílias de cervejas já existentes devem ganhar apenas variantes".

Recentemente, a Ambev lançou a Bohemia Imperial, a quinta variação da marca. Na Oktoberfest, deve lançar o chope Brahma Weiss.

Mas a maior aposta de todo portfólio premium é a Budweiser, que é a patrocinadora da Copa no mercado global e tem maior escala por estar situada em uma faixa de preço intermediária.


Sem álcool

 
Já a representatividade do portfolio de cervejas sem álcool nas vendas da Ambev soma hoje cerca de 1%. Executivos também vêem potencial de crescimento deste portfólio  após o endurecimento da lei seca .

O último lançamento, há três meses, foi da Brahma 0,0%, que se soma aos rótulos Liber e Kronenbier. Na Brahma, a Ambev buscou mais sabor, mas com a manutenção da ausência de álcool. A Kronenbier é o único rótulo que tem uma quantidade residual de alcool. 

A companhia busca incentivar o consumo responsável. Nesta sexta-feira (20), promoveu sua edição anual do Dia de Responsa. 

A ação inclui a visita de executivos a bares da cidade de São Paulo, que deram dicas sobre consumo consciente e colaram cartazes sobre a proibição de vendas de bebidas para menores de 18 anos. 

A ação, que teve participação do ex-jogador de futebol Cafu, marcou uma década do programa de consumo responsável.

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