Portfólio inclui a família Bohemia, além de rótulos como Budweiser, Stella Artois, Serra Malte e as versões de maior valor das cervejas tradicionais
A ampliacao do portfólio de cervejas premium é
uma das grandes apostas da Ambev para complementar as vendas, que
apresentaram queda em agosto.
Isso porque o segmento, além de ter maior valor
comercial, também permite à companhia se defender de oscilações de
vendas, pois é mais resiliente à crises.
De acordo com o vice presidente de vendas Alexandre
Medicis, o portfólio de marcas premium representa 6% do mercado no
Brasil. "Como a Ambev tem 70% de fatia no mercado, a participação no
nosso negócio é proporcional. Mas, em valor, o segmento ganha mais
peso", conta.
O portfólio da Ambev no segmento inclui a família
Bohemia, Budweiser, Stella Artois, Serra Malte e as versões de maior
valor das cervejas tradicionais, como a Skol Beats, Original e a Brahma
Extra,
A conta inclui a importação de rótulos das unidades da
Ambev no exterior, como a belga Leffe, a Argentina Quilmes e a uruguaia
Norteña. Já são cerca de 15 marcas importadas para o Brasil. É na
importação onde há maior potencial de crescimento.
Isso porque Medicis conta que o portfólio de cervejas
premium produzidas no País já esta adequado para o segmento. "Não
pensamos em adquirir mais marcas, vamos investir no que já temos. As
famílias de cervejas já existentes devem ganhar apenas variantes".
Recentemente, a Ambev lançou a Bohemia Imperial, a quinta variação da marca. Na Oktoberfest, deve lançar o chope Brahma Weiss.
Mas a maior aposta de todo portfólio premium é a
Budweiser, que é a patrocinadora da Copa no mercado global e tem maior
escala por estar situada em uma faixa de preço intermediária.
Sem álcool
Já a representatividade do portfolio de cervejas sem
álcool nas vendas da Ambev soma hoje cerca de 1%. Executivos também vêem
potencial de crescimento deste portfólio após o endurecimento da lei seca
.
O último lançamento, há três meses, foi da Brahma 0,0%,
que se soma aos rótulos Liber e Kronenbier. Na Brahma, a Ambev buscou
mais sabor, mas com a manutenção da ausência de álcool. A Kronenbier é o
único rótulo que tem uma quantidade residual de alcool.
A companhia busca incentivar o consumo responsável. Nesta sexta-feira (20), promoveu sua edição anual do Dia de Responsa.
A ação inclui a visita de executivos a bares da cidade de
São Paulo, que deram dicas sobre consumo consciente e colaram cartazes
sobre a proibição de vendas de bebidas para menores de 18 anos.
A ação, que teve participação do ex-jogador de futebol Cafu, marcou uma década do programa de consumo responsável.
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