Filomena Garcia
Colunista do UOL, em São Paulo
Em qual segmento atuar? Oferecer produtos ou serviços? Qual o melhor
ponto comercial? Em quanto tempo começarei a ter lucro? Como contratar e
treinar a equipe? Essas dúvidas estão sempre presentes na vida de um
empreendedor, principalmente os de primeira viagem.
Um item que também deveria ser colocado nessa lista, e que muitas vezes
é lembrado apenas quando o negócio não demonstra o desempenho esperado,
é a fidelização do cliente.
Fidelizar o cliente é um trabalho diário, pois graças a essa manutenção
constante a marca consegue cada vez mais estar presente na vida de quem
realmente importa para sua permanência no mercado.
O empreendedor deve saber que produto, serviço, comunicação e
relacionamento são os pontos mais significativos do negócio para a
fidelização da marca.
Com o nível de expectativa cada vez maior dos clientes, oferecer
produtos e serviços de ótima qualidade, pode até garantir que a sua
marca será lembrada, mas não garante a fidelização.
Comunicação é uma das vertentes mais importantes quando falamos sobre
fidelização. No entanto, muitos empreendedores a cortam, ou por não
tê–la ou mesmo por falta de recursos. Sem comunicação, o mercado não
saberá sobre a sua existência, sobre seus diferenciais, produtos ou
serviços, e o quão bom você é.
Um bom exemplo de canal de comunicação, e que não requer altos investimentos, são as redes sociais.
Por meio delas, não só conseguimos nos comunicar com novos e atuais
clientes, como conseguimos interagir e responder rapidamente as
expectativas ou até mesmo saber o retorno de uma ação ou lançamento de
um novo produto ou serviço.
Isso cria um relacionamento com o cliente, pois a comunicação é sempre de mão dupla.
Investir neste e em outros tipos de relacionamento com o seu cliente,
se torna cada vez mais fundamental. Pois, com a padronização cada vez
maior de produtos e pontos de venda, você corre o risco de acabar se
tornando apenas mais um aos olhos do consumidor.
Oferecer ao cliente uma experiência diferenciada na hora da compra é
outro diferencial que pode ampliar muito a possibilidade de fidelizá-lo.
E, por fim, ofereça um ambiente físico agradável para que o cliente se
sinta confortável e queira permanecer o maior tempo possível em sua
loja. Se preocupe com os detalhes, como o visual da loja, vitrines,
limpeza, organização, iluminação, estacionamento, música e sensações
olfativas.
Obter sucesso fidelizando tanto os novos clientes quanto aqueles já conquistados, também é uma forma de empreender.
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