terça-feira, 24 de setembro de 2013

Saiba usar a comunicação para fidelizar seus clientes

Filomena Garcia

Colunista do UOL, em São Paulo

Em qual segmento atuar? Oferecer produtos ou serviços? Qual o melhor ponto comercial? Em quanto tempo começarei a ter lucro? Como contratar e treinar a equipe? Essas dúvidas estão sempre presentes na vida de um empreendedor, principalmente os de primeira viagem.

Um item que também deveria ser colocado nessa lista, e que muitas vezes é lembrado apenas quando o negócio não demonstra o desempenho esperado, é a fidelização do cliente.

Fidelizar o cliente é um trabalho diário, pois graças a essa manutenção constante a marca consegue cada vez mais estar presente na vida de quem realmente importa para sua permanência no mercado.

O empreendedor deve saber que produto, serviço, comunicação e relacionamento são os pontos mais significativos do negócio para a fidelização da marca.

Com o nível de expectativa cada vez maior dos clientes, oferecer produtos e serviços de ótima qualidade, pode até garantir que a sua marca será lembrada, mas não garante a fidelização.

Comunicação é uma das vertentes mais importantes quando falamos sobre fidelização. No entanto, muitos empreendedores a cortam, ou por não tê–la ou mesmo por falta de recursos. Sem comunicação, o mercado não saberá sobre a sua existência, sobre seus diferenciais, produtos ou serviços, e o quão bom você é.

Um bom exemplo de canal de comunicação, e que não requer altos investimentos, são as redes sociais.

Por meio delas, não só conseguimos nos comunicar com novos e atuais clientes, como conseguimos interagir e responder rapidamente as expectativas ou até mesmo saber o retorno de uma ação ou lançamento de um novo produto ou serviço.

Isso cria um relacionamento com o cliente, pois a comunicação é sempre de mão dupla. 

Investir neste e em outros tipos de relacionamento com o seu cliente, se torna cada vez mais fundamental. Pois, com a padronização cada vez maior de produtos e pontos de venda, você corre o risco de acabar se tornando apenas mais um aos olhos do consumidor.

Oferecer ao cliente uma experiência diferenciada na hora da compra é outro diferencial que pode ampliar muito a possibilidade de fidelizá-lo.

E, por fim, ofereça um ambiente físico agradável para que o cliente se sinta confortável e queira permanecer o maior tempo possível em sua loja. Se preocupe com os detalhes, como o visual da loja, vitrines, limpeza, organização, iluminação, estacionamento, música e sensações olfativas.

Obter sucesso fidelizando tanto os novos clientes quanto aqueles já conquistados, também é uma forma de empreender.


Filomena Garcia

Sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios , varejo e Franchising. Co-autora dos livros "Franchising - Uma estratégia para expansão de negócios e "Marketing para Franquias"


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