FILIPE OLIVEIRA
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
Empresas estão levando o mercado de venda porta a porta, tradicional no
setor de cosméticos, por exemplo, para a internet. Por meio do modelo de
franquia, elas oferecem uma plataforma personalizada para
empreendedores venderem produtos da marca.
A ideia é que o franqueado apenas faça a venda. A entrega do produto ou
serviço propriamente dito, em geral, fica a cargo da franqueadora.
O principal atrativo dessas redes é exigir pouco investimento inicial
-que pode ser de menos de R$ 1.000 até R$ 15 mil, em geral- e permitir
que se trabalhe de casa.
Ursula Coelho, 39, por exemplo, tornou-se neste ano franqueada da
Sandaliaria Express, que vende chinelos estampados, e criou a página
Victorine Sandaliaria.
A rede não cobra taxa de franquia -o franqueado paga uma taxa de recarga
cada vez que precisa repor o estoque, a partir de R$ 800.
Após montar o site, Coelho não deixou seu emprego principal, na área de venda de produtos odontológicos.
"Trabalho das 8h às 18h, totalmente focada no meu emprego, apenas dando
uma olhada no e-mail para ver se há algo da loja. Depois, fico até a
meia-noite em casa trabalhando no computador."
Zé Carlos Barretta/Folhapress | ||
Ursula Coelho, 39, que abriu em 2013 microfranquia da Sandaliaria |
Segundo Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF (Associação Brasileira
de Franchising), esse modelo de franquia, apesar de exigir investimento
baixo, tende a funcionar como um complemento da renda, e não como a
atividade principal do empreendedor.
"A tendência é que esses negócios sejam uma renda extra. O faturamento
nem sempre compensa o esforço de uma dedicação integral", diz o
executivo.
Além disso, no caso de Coelho, parte do que ela recebe é reinvestido no negócio, na compra de anúncios em sites de busca, especialmente Google e Yahoo!.
Camargo diz que, até agora, são 12 as redes virtuais associadas à ABF, a
maioria dedicada a serviços digitais, como criação de sites.
Mas existem uma série de outras marcas que oferecem diferentes produtos e
têm atraído muitos franqueados. A Camisetas da Hora, por exemplo, tem
857.
Na avaliação de Marcelo Cherto, da consultoria Cherto, o modelo de
franquias pela internet deve crescer nos próximos anos, principalmente
porque são poucas as barreiras para a criação de novas redes virtuais e a
entrada de mais franqueados.
Segundo ele, o principal desafio de quem investe nesse tipo de franquia
está no fato de que ele só terá lucro para tornar a operação vantajosa
se tiver um volume grande de vendas, pois as comissões são baixas e é
preciso investir em propaganda.
Editoria de arte/Folhapress |
+ Livraria
Nenhum comentário:
Postar um comentário