Fabricante de produtos de limpeza e de beleza lança a maior promoção da sua história, com distribuição de R$ 4,8 milhões em prêmios em programa de televisão
Quem assiste à televisão aos domingos já conhece um dos
aviões mais famosos do Brasil. Conhecido do público há três anos, o
Avião Campeão do Faustão anda fazendo a felicidade dos executivos da
empresa, além dos sortudos que acabam premiados.
Neste domingo (22), a empresa lança a sétima e maior
edição da promoção P&G Avião Campeão do Faustão. Serão sorteados 110
carros, três casas e mais R$ 500 mil em certificados de barras de ouro.
Com uma distribuição total de R$ 4,8 milhões, esta uma premiação sem
precedentes para a P&G e também para o Domingão do Faustão, segundo
Gabriela Onofre, diretora de marketing da empresa.
Este último número seria suficiente para
imaginar que o investimento da empresa nessas campanhas não é baixo –
sem contar todo o custo de mídia e gestão do projeto. A P&G acredita
que, apesar de onerosa, a aposta vale a pena. Desde que lançou a
primeira promoção Avião Campeão do Faustão, em 2010, o volume de
empresas cresceu 20% ao ano.
Segundo Gabriela, são entre 4 milhões e 5
milhões de participantes a cada edição, o que garante o alcance da
campanha. “É uma promoção gigante, que abrange todas as nossas marcas”,
diz a executiva. Ela lembra que um dos principais objetivos desse
movimento da P&G ganhar visibilidade institucional, como agregadora
de produtos que fazem parte do dia-a-dia do consumidor.
“Uma marca empresta a reputação para a outra”,
explica. “Queremos incitar o consumidor de Gilette a comprar também as
escovas de dente Oral B e o xampu Pantene. e entender que isso faz parte
de uma única empresa.”
A estratégia, ao que parece, está funcionando.
Nas primeiras campanhas, a média de cadastro de produtos para concorrer
aos sorteios era de um por cliente. Hoje, cada inscrito já participa com
três produtos. Antes do início da campanha, apenas um a cada dez
clientes conhecia a marca – hoje, 87% dos consultados já conhecem a
P&G, segundo a empresa.
Gabriela explica que o volume de vendas avança
proporcionalmente ao número de cadastros no decorrer da promoção. “Temos
um monitoramento diário, fazemos muitas pesquisas e depois consolidamos
as informações para mexer nas mecânicas.” Daí a mudança recente: a
premiação com carros foi incluída para a edição que será lançada no
domingo.
Agregando mídias
Gabriela acredita que o grande sucesso dessa promoção
está no garoto propaganda, o apresentador Fausto Silva, que atinge um
alvo largo de perfis de consumidores “Ele fala com todo o mundo, em
qualquer lugar do Brasil”, diz.
No entanto, a executiva destaca a importância crescente
das estratégias digitais e em redes sociais. A usabilidade do cliente no
momento da inscrição e até o atendimento em redes sociais ganha
reforços após o início da campanha. “Estamos incentivando as pessoas a
interagir, conhecer e experimentar a marca também por meios digitais”,
explica. “É a nossa grande ação do ano.”
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