segunda-feira, 30 de setembro de 2013

“O Brasil ficou para trás nos intercâmbios científicos e tecnológicos”



Paulo Roberto de Almeida 
 
 
Intercâmbios no exterior como incentivo à capacitação de jovens brasileiros foi o tema abordado pelo Instituto Millenium em entrevista com o diplomata e cientista político Paulo Roberto Almeida. Neste podcast, o diplomata avalia o programa “Ciências sem fronteiras” e fala sobre a urgente necessidade por uma internacionalização das universidades brasileiras. Almeida aborda ainda a má gestão de recursos para educação e afirma: “precisamos atingir o padrão das grandes universidades do mundo”.
Os artigos assinados não traduzem a opinião do Instituto Millenium. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre os valores defendidos pelo Instituto e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Excelente entrevista, parabéns Paulo Roberto! Suas conclusões finais são valiosas: precisamos abrir nossas Universidades para o exterior. Mas, se não houver incentivo concreto desde o curso primário, não será fácil combater nossa mentalidade xenófoba. Na minha época escolar, através dos estudos de línguas conhecíamos, através de leituras, a cultura de outros povos.Lembro-me ainda claramente, do livro de francês da FTD, de Blanche T. Jacobine, com leituras sobre a França e belas imagens.

Regina Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário