Entre as prioridades femininas estão também as tinturas para cabelos e pães. Já os homens desembolsam mais com deo colônias e fraldas descartáveis, além da bebida, diz pesquisa
Os três produtos que lideram os gastos das mulheres nos
supermercados e lojas físicas são cremes e loções, tinturas para cabelos
e pães, segundo estudo da consultoria Kantar Worldpanel, especializada
em conhecimento do consumidor. Enquanto isso, os três produtos com os
quais os homens mais gastam quando saem às compras são cerveja, deo
colônia e fraldas descartáveis.
Quando o homem a mulher estão juntos, os itens que
aparecem no topo dos gastos são biscoitos, óleos e detergentes em pó. E o
volume gasto, em dinheiro, é bem maior. Quando está sozinha, a mulher
gasta em média R$ 12,25 por compra, já o homem desembolsa R$ 10,15.
Juntos, fazem compras de R$ 53,14, em média.
O estudo mostra ainda que a ida a pontos de venda para
fazer compras é um programa que as pessoas fazem mais frequentemente
desacompanhadas: 64% das vezes as mulheres estão sozinhas, enquanto
homens sozinhos são 23% do total. As preferências também mudam. “Os
compradores solitários buscam no ato da compra suprir necessidades
imediatas, ao contrário dos acompanhados que priorizam o abastecimento
de produtos”, diz Christine Pereira, Diretora Comercial da Kantar
Worldpanel no Brasil.
Crianças
Quando estão acompanhados de crianças na hora das
compras, o que acontece apenas duas vezes ao mês, o preço médio pago nos
produtos é 8% maior. E a sacola tende a voltar para casa com produtos
mais saudáveis e inovadores.
Sobre as influências nas decisões de gastos, a pesquisa
mostra que a indicação de amigos, familiares e as promoções pesam mais
na hora da decisão de compra de bens não duráveis – como alimentos,
bebidas, higiene, perfumaria – do que a publicidade em mídia tradicional
e do que a confiança na marca.
Metade dos entrevistados declara que promoções interferem
na escolha e as sugestões de amigos e familiares podem definir a opção
por um produto para 41% deles. Já a publicidade na TV impacta apenas 14%
das pessoas, seguida por 7% que afirma ser influenciado por propagandas
no próprio ponto de venda, 5% pela confiança na marca e 2% pela
publicidade em jornais, revistas e rádio.
Cerveja
A cerveja, que aparece no topo das prioridades das
compras dos homens, está em 54% dos lares brasileiros, segundo a Kantar
Worldpanel, cerca de 23 milhões de domicílios. O número de consumidores
chega a 44 milhões de indivíduos.
A pesquisa mostra também que as mulheres mais novas bebem tanto quanto os homens mais velhos.
Cerca de 23% das mulheres de até 35 anos tomam a bebida,
enquanto o percentual sobe para 35% entre os homens da mesma faixa
etária. Quando têm mais de 35 anos, o número cai para 19% para o sexo
feminino e 23% para o masculino.
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