sábado, 8 de fevereiro de 2014

O Brasil passa pela “Crise da Verdade”

Abraham Lincoln já disse:
Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.

Será que Lincoln tinha razão?
Eu acho que tinha.  Mas será que as pessoas  no Brasil concordam com o que ele disse?
Eu duvido. Sinceramente. Não aguento mais ver tanta mentira.  Ligamos a TV, lemos jornais, escutamos rádio, navegamos pela internet e muito, mas muito mesmo do que vemos, lemos ou ouvimos são mentiras e mais mentiras.

O Brasil precisa de um choque de verdade. Economistas inventaram  a tal da contabilidade criativa. Já ouvi muita “lorata” como diria minha avó, mas esta é demais.

O presidente de um grande clube diz que não aconteceu nada e que não foi exatamente uma invasão. Um grande e experiente  jogador diz que não tentou passar uma rasteira no adversário.

Quanto vai custar a Copa do Mundo? Os números também são muito “criativos”.

Políticos então.  Eles nunca sabem nada. Como conseguem mentir tanto e com a maior “cara de pau”. Em vendas muitos mentem descaradamente e alegam ser marketing. Pura bobagem. Marketing não foi feito para mentir. Quem pensa que sim, não entendeu até hoje o que é marketing. Sem contar os que jogam ou puxam vendas prá cá ou prá lá apenas para receber os  bônus.

Prestem atenção um minuto que seja  quando está comprando algo ou   ouvindo um pronunciamento ou outra coisa qualquer. Pare e analise. Qual o percentual de mentira nestas conversas. Não tenho a menor ideia mas acredito que é muito alto.

Posso falar. Estou cansado. Repito. Não aguento mais tanta mentira. Parece que todos mentem o tempo todo. Não sabemos mais o que é realidade o que é verdade. Mentir deixou de ser um “pecado”. Mente-se para todos e pelos motivos mais banais. A mentira tornou-se tão fácil que ninguém liga mais se você mentir, afinal, num “caso como este, eu também mentiria”. É o que muitos dizem. Quer saber. Estou mentindo. Eu acho que não são muitos, acho que são todos, mas não posso falar pois se usar todos, vai parecer mentira.

E os politicamente corretos então. Mais chatos e mentirosos impossível.  Fingem que são politicamente corretos entretanto quando não são vistos continuam com os  mesmos preconceitos.

É assim em todo lugar. Está entranhado na nossa cultura. Na cultura do país.
Só nos tornaremos uma país realmente decente quando pararmos de mentir.

Não se muda a cultura de um povo se não tomarmos uma atitude séria e verdadeira. Precisamos urgentemente mostrar um novo caminho para nossos filhos. O Brasil passa por uma crise de verdade jamais vista. Permeia por toda sociedade. Os exemplos vem de cima e proliferam. Chega de mentiras. Precisamos dar um basta. Eu começaria com a política. 

Até quando teremos de ouvir de políticos, executivos, esportistas, empresários, vendedores e todas os outros profissionais das mais variadas áreas  com um mínimo de responsabilidade que não sabiam ou não viram apenas para proteger a si mesmos. Chega. Não aguento ouvir mais mentiras. Não podemos mentir mais.  O Brasil não aguenta. Podem acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário