A
Comil, uma das principais montadoras de ônibus do Brasil, enviará dois ônibus
rodoviários para os Emirados Árabes Unidos para serem testados no transporte de
funcionários de empresas petrolíferas.
As
unidades foram desenvolvidas com configurações especiais para rodar sob o forte
calor da região do Oriente Médio.
“Seguimos
as orientações que foram passadas pelo nosso agente local. Os ônibus estão sendo
construídos com detalhes que são únicos”, comenta Eduardo Duro Garcia, gerente
de Exportação.
Há
um ano, a Comil mantém uma empresa dos Emirados como sua representante. Foi a
partir daí que surgiu a oportunidade de mostrar seus veículos por lá.
Entre
os detalhes que compõem o modelo, chamado de Campione 3.45, estão um
ar-condicionado de alta potência, vidros duplos, poltronas com cinto de
segurança de três pontos e tanque de combustível produzido em aço inox.
Os
veículos contam também com um bar completo, além de sistema de áudio e vídeo
integrado.
Os
ônibus devem ficar prontos em setembro e seguirão para Abu Dhabi. De acordo com
Garcia, a empresa pretende que os veículos sejam testados pelo maior número
possível de clientes em potencial, para que possam conhecer as unidades e gerar
pedidos futuros, pois estes compradores renovam constantemente suas frotas,
conta o executivo.
“A
ideia é que os ônibus fiquem em demonstração de três a seis meses. Esperamos
que no início de 2014 já tenhamos os resultados destes testes e,
consequentemente, os primeiros pedidos”, revela Garcia.
De
acordo com o gerente da Comil, se somados todos os potenciais clientes que
possam ter interesse nos ônibus Campione, a demanda pode ser de 80 a 100 unidades.
No
entanto, ele aponta que esse número pode ser ainda maior. “Nada impede também
que os ônibus sejam utilizados por clientes que atuem em outros ramos (não
petrolífero). Isto abre uma possibilidade bastante significativa”, avalia. O
Campione 3.45 transporta 44 passageiros, além do motorista. O custo de
aquisição do modelo na fábrica é de cerca de US$ 230 mil.
Sobre a prospecção de outros negócios na região, Garcia conta que além de outros emirados, como Sharjah e Dubai, a Comil também tem interessem em atingir o mercado da Arábia Saudita.
No
passado, a empresa brasileira vendeu tanto ao mercado saudita quanto ao Catar,
mas atualmente não está exportando aos países árabes.
Segundo ele, a entrada dos veículos chineses, com seus baixos preços, desbancou a competitividade dos ônibus brasileiros no Oriente Médio, mas a situação parece estar mudando.
Segundo ele, a entrada dos veículos chineses, com seus baixos preços, desbancou a competitividade dos ônibus brasileiros no Oriente Médio, mas a situação parece estar mudando.
"Muitos
não gostaram e estão voltando ao produto brasileiro, que tem uma tradição de
robustez e qualidade no acabamento”, aponta.
Hoje, relata Garcia, a Comil exporta para todos os países da América Latina. “Da Argentina ao México”, diz o executivo.
Hoje, relata Garcia, a Comil exporta para todos os países da América Latina. “Da Argentina ao México”, diz o executivo.
O
México, aliás, tem a única planta da Comil fora do território brasileiro. A
fábrica mexicana funciona desde 2002. No Brasil, a sede da Comil fica em
Erechim, Rio Grande do Sul.
No ano passado, as exportações da Comil somaram R$ 126 milhões. A cifra representa cerca de 30% do faturamento total da empresa em 2012.
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