A
variedade de produtos e preços mais baratos fazem com que muitos
brasileiros optem por compras on-line em sites estrangeiros: segundo
pesquisa Rotas Modernas
daEspeciarias, da empresa de pagamentos on-line PayPal, o montante gasto
por brasileiros deve atingir R$ 2,6 bilhões no e-commerce internacional em 2013.
Com
a economia mundial em recuperação, empresas e exportadores podem
alavancar seus negócios com vendas online internacionais. Ao todo,
serão mais de 94 milhões de
pessoas realizando compras online em sites estrangeiros, totalizando um
faturamento de US$ 105 bilhões, em 2013. O levantamento
analisa os gastos com compras online em sites estrangeiros e o
comportamento do consumidor em seis grandes mercados: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, China e Brasil.
Os
destinos internacionais do e-commerce mais populares são: Estados
Unidos com 45%, Reino Unido com 37%, China continental com 26%, Hong Kong com 25%, Canadá com 18%, Austrália com 16% e Alemanha com 14%. Já os brasileiros optam primeiro pelos Estados Unidos com 79%, seguido pela China com 48%, Hong Kong com 17% e Reino Unido com 17%.
As
principais categorias de compras para os compradores transnacionais
nestes seis mercados são: vestuário, calçados e acessórios atingindo
US$12,5 bilhões; remédios e
cosméticos com US$7,6 bilhões; joias e relógios chegando a US$5,8
bilhões; eletrônicos pessoais como tablets e smartphones com US$6 bilhões; computadores e hardware com cerca de US$6 bilhões; e eletroeletrônicos com US$5,4 bilhões.
Até 2018, haverá um aumento de quase 200% no volume transacionado, totalizando US$307 bilhões em faturamento com 130 milhões de consumidores. No Brasil, este aumento será de 546%, totalizando o montante de quase R$ 17 bilhões.
Esta
é uma das descobertas da pesquisa do PayPal, empresa de pagamentos
online, intitulada Modern Spice Routes: The Cultural Impact of Cross-Border
Shopping, em português, Rotas Modernas das Especiarias: Impacto
Cultural das Compras Transnacionais, realizada pelo Instituto Nielsen.
Os
sites norte-americanos e os chineses são os destinos internacionais
mais populares entre os brasileiros, representando 79% e 48% do total
de transações, respectivamente. Hong Kong e Reino Unido representam 17% cada.
Os
brasileiros estão nesta lista dos que mais buscam produtos em sites
norte-americanos: o estudo estima que os consumidores daqui movimentem R$ 1.3 bilhão em compras nos EUA até o final de 2013.
Outro
destaque apontando pela pesquisa é que o volume concentrado em sites
chineses já atinge R$ 600 milhões, significativamente acima do primeiro mercado europeu na lista, o Reino Unido, com R$ 127 milhões. No Brasil, até o final deste ano,
os americanos gastarão R$ 849 milhões; seguidos dos britânicos, com R$
115 milhões; alemães, com mais de R$ 88 milhões;
australianos, com cerca de R$ 9,5 milhões; chineses, com R$ 400
milhões. Ao todo, até o final deste ano, serão mais de 88 milhões de estrangeiros
consumindo em sites brasileiros, movimentando R$ 1,5 bilhão. Até 2018,
este montante deverá atingir os R$ 4 bilhões.
O
estudo destacou as principais preocupações dos consumidores de
e-commerce. Para 94% dos brasileiros, a proteção do comprador é muito importante
ao fazer uma aquisição em sites internacionais, sendo que 66%
consideram o medo do roubo de identidade e fraude o principal empecilho para comprar em sites estrangeiros.
Fonte: Infomoney
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