sexta-feira, 26 de julho de 2013

Brasileiros devem gastar R$ 2,6 bilhões em sites estrangeiros neste ano



 
 
A variedade de produtos e preços mais baratos fazem com que muitos brasileiros optem por compras on-line em sites estrangeiros: segundo pesquisa Rotas Modernas daEspeciarias, da empresa de pagamentos on-line PayPal, o montante gasto por brasileiros deve atingir R$ 2,6 bilhões no e-commerce internacional em 2013.

Com a economia mundial em recuperação, empresas e exportadores podem alavancar seus negócios com vendas online internacionais. Ao todo, serão mais de 94 milhões de pessoas realizando compras online em sites estrangeiros, totalizando um faturamento de US$ 105 bilhões, em 2013. levantamento analisa os gastos com compras online em sites estrangeiros e o comportamento do consumidor em seis grandes mercados: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, China e Brasil. 

Os destinos internacionais do e-commerce mais populares são: Estados Unidos com 45%, Reino Unido com 37%, China continental com 26%, Hong Kong com 25%, Canadá com 18%, Austrália com 16% e Alemanha com 14%. Já os brasileiros optam primeiro pelos Estados Unidos com 79%, seguido pela China com 48%, Hong Kong com 17% e Reino Unido com 17%. 

As principais categorias de compras para os compradores transnacionais nestes seis mercados são: vestuário, calçados e acessórios atingindo US$12,5 bilhões; remédios e cosméticos com US$7,6 bilhões; joias e relógios chegando a US$5,8 bilhões; eletrônicos pessoais como tablets e smartphones com US$6 bilhões; computadores e hardware com cerca de US$6 bilhões; e eletroeletrônicos com US$5,4 bilhões.

Até 2018, haverá um aumento de quase 200% no volume transacionado, totalizando US$307 bilhões em faturamento com 130 milhões de consumidores. No Brasil, este aumento será de 546%, totalizando o montante de quase R$ 17 bilhões. 

Esta é uma das descobertas da pesquisa do PayPal, empresa de pagamentos online, intitulada Modern Spice Routes: The Cultural Impact of Cross-Border Shopping, em português, Rotas Modernas das Especiarias: Impacto Cultural das Compras Transnacionais, realizada pelo Instituto Nielsen.

Os sites norte-americanos e os chineses são os destinos internacionais mais populares entre os brasileiros, representando 79% e 48% do total de transações, respectivamente. Hong Kong e Reino Unido representam 17% cada.

Os brasileiros estão nesta lista dos que mais buscam produtos em sites norte-americanos: o estudo estima que os consumidores daqui movimentem R$ 1.3 bilhão em compras nos EUA até o final de 2013. 

Outro destaque apontando pela pesquisa é que o volume concentrado em sites chineses já atinge R$ 600 milhões, significativamente acima do primeiro mercado europeu na lista, o Reino Unido, com R$ 127 milhões.
No Brasil, até o final deste ano, os americanos gastarão R$ 849 milhões; seguidos dos britânicos, com R$ 115 milhões; alemães, com mais de R$ 88 milhões; australianos, com cerca de R$ 9,5 milhões; chineses, com R$ 400 milhões. Ao todo, até o final deste ano, serão mais de 88 milhões de estrangeiros consumindo em sites brasileiros, movimentando R$ 1,5 bilhão. Até 2018, este montante deverá atingir os R$ 4 bilhões. 

O estudo  destacou as principais preocupações dos consumidores de e-commerce. Para 94% dos brasileiros, a proteção do comprador é muito importante ao fazer uma aquisição em sites internacionais, sendo que 66% consideram o medo do roubo de identidade e fraude o principal empecilho para comprar em sites estrangeiros.

Fonte: Infomoney
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário