domingo, 1 de setembro de 2013

Grupos empresariais brasileiros aumentaram negócios no exterior



 
 
Grupos empresariais brasileiros, como O Boticário, expandiram seus negócios no exterior entre 2010 e 2012, apesar das dificuldades das economias de alguns países, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.  
 
O Índice de Internacionalização de 153 empresas que participaram do estudo do Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral cresceu de 16% em 2010 para 18% em 2012. Esse índice considera os ativos da empresa, a receita e o número de funcionários.Além disso, nesse período as companhias pesquisadas aumentaram suas margens de lucro no mercado internacional de 11,82% para 13,75%, de acordo com o estudo. 
 
O mercado com maior presença de empresas brasileiras é o dos Estados Unidos, com 41 subsidiárias ou franquias, seguido de países da América Latina como a Argentina, com 35, e o Chile, com 30.Das 63 multinacionais brasileiras consultadas pelo Núcleo de Pesquisas, 44,4% consideram que as diretrizes da política externa do governo contribuíram para sua presença em outros países, mas ações diplomáticas polêmicas e as limitações de crédito para investimentos internacionais são alguns dos fatores que podem prejudicar a expansão de negócios no exterior. 
 
O coordenador do Núcleo de Pesquisas, Sherban Cretoiu, disse que entre os principais países de entrada de produtos brasileiros no último ano se destaca Angola pela proximidade cultural e idiomática.  
 
"As visitas brasileiras em países africanos foi maior do que na América do Sul durante o governo Lula, e isso pode ter impactos na entrada de empresas brasileiras nesses países para expansão de negócios", explicou Cretoiu. Apesar disso, o maior destino internacional das empresas brasileiras continua sendo a América do Sul, que concentra atualmente 77,8% dessas multinacionais, e depois a América do Norte, com 69,8%. 

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário