Grupos
empresariais brasileiros, como O Boticário, expandiram seus negócios no
exterior entre 2010 e 2012, apesar das dificuldades das economias de
alguns países, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.
O Índice de Internacionalização de 153
empresas que participaram do estudo do Núcleo de Pesquisas em Negócios
Internacionais da Fundação Dom Cabral cresceu de 16% em 2010 para 18% em
2012. Esse índice considera os ativos da empresa, a receita e o número
de funcionários.Além disso, nesse período as companhias
pesquisadas aumentaram suas margens de lucro no mercado internacional
de 11,82% para 13,75%, de acordo com o estudo.
O mercado com maior
presença de empresas brasileiras é o dos Estados Unidos, com 41
subsidiárias ou franquias, seguido de países da América Latina como a
Argentina, com 35, e o Chile, com 30.Das 63 multinacionais brasileiras
consultadas pelo Núcleo de Pesquisas, 44,4% consideram que as diretrizes
da política externa do governo contribuíram
para sua presença em outros países, mas ações diplomáticas polêmicas e
as limitações de crédito para investimentos internacionais são alguns
dos fatores que podem prejudicar a expansão de negócios no exterior.
O coordenador do Núcleo de Pesquisas,
Sherban Cretoiu, disse que entre os principais países de entrada de
produtos brasileiros no último ano se destaca Angola pela proximidade
cultural e idiomática.
"As visitas brasileiras em países
africanos foi maior do que na América do Sul durante o governo Lula, e
isso pode ter impactos na entrada de empresas brasileiras nesses países
para expansão de negócios", explicou Cretoiu.
Apesar disso, o maior destino
internacional das empresas brasileiras continua sendo a América do Sul,
que concentra atualmente 77,8% dessas multinacionais, e depois a América
do Norte, com 69,8%.
Fonte: EFE
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