O gigante do comércio eletrônico eBay lança um aplicativo de moda para o público brasileiro e se prepara para montar uma operação completa no Brasil
Sede do eBay na Califórnia (ainda com o logotipo antigo): o Brasil é uma das prioridades para a expansão da empresa
São Paulo -- O eBay lança, nos próximos dias, a versão brasileira do aplicativo eBay Moda, para smartphones e tablets. O app
vai vender roupas, calçados e acessórios. É o primeiro produto com a
marca eBay no Brasil, mas não deve ser o único. A gigante do comércio eletrônico planeja montar uma operação completa no país.
“Os artigos de moda são os mais procurados por brasileiros no eBay”,
disse a EXAME.com Luis Arjona, o executivo responsável pela empresa no
Brasil. “Moda é, também, a categoria com maior volume de vendas no site.
E 15% dos brasileiros que vão ao eBay usam dispositivos móveis.”
Segundo a empresa, os brasileiros compram, no eBay, um par de óculos de
sol masculinos a cada 8 minutos, um par de sapatos femininos a cada 6
minutos e uma bolsa feminina a cada 4 minutos, por exemplo.
São números como esses que encorajaram a empresa lançar o eBay Moda no
país. “É uma área em que podemos ser muito competitivos”, afirma Arjona.
O eBay Moda deve ser liberado nos próximos dias para iPhone e iPad. Nas próximas semanas, sai a versão para smartphones e tablets com Android.
O app tem três seções: Eventos, Inspiração e Meu Feed. A primeira dá
acesso a liquidações relâmpago. A segunda mostra conteúdo de blogs de
moda e permite buscar roupas, calçados e acessórios. A terceira aba, Meu
Feed, oferece produtos de acordo com o histórico de navegação e compras
do usuário.
O app é bastante visual e sempre mostra as fotos em destaque. “Sabemos
que o público que busca produtos de moda prefere ver fotos em vez de
textos”, diz Ryan Melcher, diretor sênior de inovação em mobilidade do
eBay.
As mercadorias são vendidas por pessoas e empresas de diversos países.
São elas que despacham os produtos diretamente ao comprador, que pode
ter de pagar imposto de importação ao recebê-los.
Num primeiro momento, não deve haver mercadorias brasileiras à venda.
“Qualquer pessoa pode vender no eBay, mas ainda não temos uma plataforma
de vendas específica para os brasileiros”, diz Arjona. Essa plataforma
deve vir com o tempo.
Entre os planos do eBay no Brasil está oferecer uma versão do site em
português nos próximos 12 meses. “O app é um passo para termos uma
operação completa de comércio eletrônico no país. Estamos empenhados em
expandir nossos negócios internacionalmente e o Brasil é uma das nossas
prioridades”, diz Arjona.
O eBay tem participação de pouco menos de 20% no MercadoLivre, a
empresa com sede na Argentina que lidera o comércio eletrônico de
consumidor a consumidor no Brasil e em outros países da América Latina.
Será que o eBay estaria interessado em adquirir o controle do
MercadoLivre ou de outra empresa local? “O eBay já fez muitas
aquisições. É uma opção que sempre consideramos”, responde Arjona.
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