Transação mostra a resiliência do apetite do investidor para o comércio eletrônico no Brasil
Dafiti: investimento ocorre no momento
em que o crescimento lento e inflação obrigam alguns investidores a dar
uma pausa na maior economia da América Latina
São Paulo - A varejista online
de moda Dafiti receberá investimento de 70 milhões de dólares do fundo
canadense Ontario Teachers Pension Plan, em uma transação que mostra a
resiliência do apetite do investidor para o comércio eletrônico no
Brasil.
O investimento ocorre no momento em que o crescimento lento e inflação
obrigam alguns investidores a dar uma pausa na maior economia da América
Latina, e ocorre na sequência de pesado interesse de investidores
estrangeiros nos últimos anos no mercado de comércio eletrônico
brasileiro avaliado em 10 bilhões de dólares.
Apesar da desaceleração, muitas companhias de Internet, grupos de
investimento de risco e outros investidores dizem que acreditam que o
mercado continuará a crescer em um país que ainda possui relativa baixa
penetração de Internet.
Em comunicado, Wayne Kozun, um vice-presidente sênior do Teachers',
como o fundo de pensão é conhecido, citou "a crescente classe média,
alto potencial de consumo e significativo crescimento em acesso móvel e
online" como razões para o investimento na Dafiti.
A Dafiti, resposta do Brasil à Zappos, popular varejista de moda e
sapatos da Amazon, não se abala com alta a inflação, o aumento do
endividamento das famílias e outros problemas econômicos que poderiam
reduzir o apetite para o consumo.
A economia brasileira, alimentada em parte pelo aumento da demanda do
consumidor durante um boom que durou uma década, deve crescer pouco mais
de 2 por cento este ano, em comparação com elevado crescimento de 7,5
por cento registrado em 2010.
"Quando olhamos para o Brasil nós não pensamos apenas do crescimento do
PIB (Produto Interno Bruto)", disse Philipp Povel, um dos fundadores da
Dafiti, em entrevista, "mas também na classe média e na renda
disponível que continuarão a crescer".
O comércio eletrônico representa apenas cerca de 1 por cento de todo o
comércio no Brasil, em comparação com um nível de mais de 10 por cento
nos Estados Unidos, Reino Unido e no restante da Europa. A penetração
geral da Internet, por sua vez, também é relativamente baixa, de cerca
de 50 por cento da população.
Ambos os fatores representam um grande mercado inexplorado. Nos últimos
anos, pesos pesados da Internet como Facebook, Amazon, Netflix, Twitter
e Linkedin iniciaram suas operações no Brasil.
A Dafiti, uma startup lançada em 2011 com a ajuda da incubadora alemã
Rocket Internet, já arrecadou 255 milhões de dólares, com o investimento
do Teachers'. A empresa já recebeu 65 milhões de dólares em
financiamento de Nova York Quadrant Capital Advisors e 45 milhões da JP
Morgan Asset Management.
Os investimentos permitiram à varejista com sede em São Paulo
consolidar a sua posição como principal plataforma online de moda do
Brasil, com uma fatia de mercado de 30 por cento. A Dafiti também se
aventurou em outros grandes mercados da América Latina, incluindo
Argentina, Chile, Colômbia e México.
O tamanho total do mercado latino-americano para comércio eletrônico é
de mais de 100 bilhões de dólares, disse Povel. "Nós só precisamos
captar um pouco disso e então seremos uma empresa de bilhões de
dólares", afirmou.
A Dafiti disse que o investimento do fundo canadense ajudará a expandir
seu catálogo nesses mercados, bem como aumentar a capacidade de
armazenamento e automatizar operações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário