Companhia aérea passará por uma transformação que vai abranger desde assentos de alta qualidade a telas de entretenimento maiores
Aviões da Air France: companhia investirá € 1 bilhão em três ou quatro
anos para aumentar o atrativo da sua frota de longa distância
Nova York - O Air France-KLM,
a maior companhia aérea da Europa, passará por uma transformação que
vai abranger desde assentos de alta qualidade a telas de entretenimento
maiores, enquanto o CEO Alexandre de Juniac tenta recuperar a empresa
que beirou a falência.
Juniac, que se tornou CEO em julho, vai combinar adicionais de luxo,
como refeições gourmet, com um esforço de redução de gastos que
eliminará quase 10.000 empregos entre 2011 e 2015. Como os viajantes
estão prontos para gastar mais, o investimento na experiência do cliente
está intimamente ligado às economias, disse ele.
“Não podemos concorrer com as companhias aéreas do Golfo e da Ásia se
não fornecermos o melhor serviço e o melhor produto”, disse Juniac, 51,
ontem em entrevista na sede da Bloomberg em Nova York.
Apostar que o futuro da empresa está nas mãos dos viajantes premium faz
com que Juniac enfrente concorrentes de longa distância — como a Etihad
Airways PJCS, a Qatar Airways Ltd. e a Singapore Airlines Ltd. — que
atualizaram seus jatos anteriormente. A Air France-KLM, com sede em
Paris, registrou cinco perdas anuais em seis anos, pois o gasto em mão
de obra superou o de combustível, uma reversão da situação na indústria
dos EUA, que voltou a ser eficiente.
“Estávamos indo à falência”, disse Juniac, que assumiu a chefia da Air
France-KLM após liderar a unidade da Air France por cerca de um ano e
meio.
Após chegar tarde ao jogo dos equipamentos de luxo, que agora são o
padrão em linhas aéreas como a Emirates e a Singapore Airlines, a Air
France-KLM investirá 1 bilhão de euros (US$ 1,37 bilhões) em três ou
quatro anos para aumentar o atrativo da sua frota de longa distância.
Assentos mais compridos
Os assentos totalmente reclináveis da classe executiva serão mais
compridos do que os oferecidos pelos concorrentes, com travesseiros de
pena e edredons, telas de mídia maiores e novos cardápios, disse Juniac.
Ele disse que fez questão pessoalmente de que os passageiros tenham
mais espaço para os pés.
Acreditamos que as pessoas estão cansadas de ser maltratadas”, disse
Juniac. “As pessoas estarão dispostas a pagar um pouco mais pela
passagem aérea”.
O número de passageiros de voos internacionais em assentos da classe
premium subiu 4,2 por cento em 2013 frente ao ano anterior, segundo a
Associação Internacional do Transporte Aéreo. O mercado do Atlântico
Norte, o maior em receita e onde a Air France-KLM atua, aumentou 2,4 por
cento após ganhar somente 0,6 por cento no ano anterior, quando a
Europa estava atolada na recessão.
As taxas mais altas para os voos de longa distância fazem com que os
passageiros premium sejam especialmente valiosos. Dos 15 milhões de
viajantes desses voos da Air France no ano passado, 1,6 milhão de
passageiros que usaram a classe executiva contribuíram com um terço da
receita, disse a empresa.
Rali das ações
Os investidores estão começando a gostar dos planos de recuperação da
Air France-KLM, elevando as ações 22 por cento até ontem nos últimos 12
meses. Foi o suficiente para deixá-la na 11° posição entre 30 companhias
aéreas no índice Bloomberg World Airlines. O índice CAC All-Tradable da
França subiu 20 por cento no mesmo período.
A Air France-KLM também começou a forjar parcerias comerciais para
fortalecer sua posição nos mercados fora da Europa, onde o crescimento
do tráfego de passageiros é lento e a concorrência dos rivais de baixo
custo é feroz.
“A África estará na linha do horizonte”, disse Juniac. A Air France-KLM
já possui um acordo para compartilhar códigos de reserva com a Kenya
Airways Ltd., arranjo que permite que ambas as companhias aéreas
coloquem passageiros nos voos da outra.
Para espalhar sua visão de uma nova cara para a Air France-KLM, Juniac
disse que planeja dobrar ou triplicar o orçamento de publicidade. A
companhia aérea conta com 150 funcionários trabalhando em redes sociais e
anunciará este mês uma nova campanha publicitária global e uma
estratégia de investimentos em comunicação, disse.
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