Este ano, pelo menos três marcas de cerveja tiraram as musas de cena e investiram em outros assuntos em suas campanhas; entenda os motivos
São Paulo – A era das musas do carnaval como carro chefe de propagandas das marcas de cervejas
pode estar por um fio. Pelo menos é o que afirma Marcelo Pontes,
professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e
especialista em marketing.
Uma prova disso é que, neste carnaval, marcas como Skol, Devassa
e Nova Schin miraram suas campanhas publicitárias em outros focos, como
grupos de amigos, situações inusitadas e até mesmo um ex-jogador de
futebol.
A saturação com este tipo de abordagem não é o único motivo para a
mudança de direcionamento. Segundo o especialista, a diversificação do
público e as novas regras no setor também pesaram na decisão. Desde
2006, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou que modelos publicitários não podem ser retratados como objeto sexual.
“Chegou a um ponto em que as propagandas estavam muito iguais, todas as
campanhas usavam o mesmo recorte. Às vezes, se você tirasse o nome da
marca, o grande público poderia ter dificuldade em identificar sobre
qual empresa o comercial se referia”, diz Pontes.
Embora as marcas tenham demonstrado a intenção de inovar, o
especialista explica que essa mudança ainda não pode ser considerada uma
tendência, pois não é certo que se concretize em um movimento de longo
prazo.
Outro foco
A Skol que já recrutou musas como a atriz Barbara Borges para
representar a marca em edições anteriores, este ano, apostou em uma
ideia mais divertida. Com o slogan “A vida manda quadrado, só não perca o
rebolado”, a campanha do carnaval 2014 da marca retrata situações
inusitadas que os foliões enfrentam no carnaval.
Já a Nova Schin seguiu com a proposta do “Porque sim” interpretada pela cantora Ivete Sangalo, que brinca com quem não tem paciência de dar explicação para tudo.
Na Devassa,
Romário reforça a mensagem de que todo mundo pode se aventurar no
futebol, com a campanha “Pelada, o lado Devassa do futebol”. Por outro
lado, a marca seguiu a tradição e elegeu a atriz Grazi Massafera como
musa para o seu camarote na Sapucaí, no Rio de Janeiro.
“É possível fazer uma propaganda mais eficiente e que atinja mais o
consumidor sem usar a fórmula pronta de prateleira”, afirmou Alexandre
Loures, diretor de comunicação da Ambev, que detém a marca Skol.
Veja, a seguir, as campanhas:
http://www.youtube.com/watch?v=RpPi6LeClNI
http://www.youtube.com/watch?v=DT8ccJPhoh0
http://www.youtube.com/watch?v=Eo_Nl91UCXY&list=UUaKLgEuLM1mK8b73uBvclew
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