Por Luiza Belloni Veronesi
Empresas de economias desenvolvidas estão de olho nas oportunidades de
expansão internacional em países emergentes de rápido crescimento. O Brasil é o
terceiro destino mais procurado por empresários espanhóis, norte-americanos e
argentinos, segundo o estudo IBR 2012 (International Business Report), da Grant
Thornton.
Além do Brasil, 57% dos líderes globais, que pensam em expandir suas
empresas, consideram os principais países emergentes: China, Índia, Rússia e
México. Apenas 38% e 33% dos executivos consultados veem a Europa Ocidental e a
América do Norte, respectivamente, como destino para se internacionalizar.
Para o Managing Partner da Grant Thornton Brasil, Paulo Sérgio Dortas, o Brasil
ainda conta com a perspectiva dos investimentos em infraestrutura voltados ao
Pré-sal, e injeção de capital relacionado aos Mega Eventos, como a Olimpíada e
Copa do Mundo.
“A contribuição da iniciativa privada é necessária para cobrir as
necessidades de crescimento e, por isso, os investimentos estrangeiros continuam
sendo muito bem-vindos”, acrescenta Dortas.
Porém, ainda há empecilhos fortes para a economia brasileira ser o maior
destino das empresas estrangeiras. Segundo os executivos que estão no País, o
maior desafio para desenvolver os seus negócios internacionalmente é a
legislação e regulação (52%), seguido pela dificuldade em achar os profissionais
certos (45%).
Outros países em vista
Em escala de prioridades de investimentos e alvo de interesse, a China chama
atenção de 63% dos executivos japoneses, enquanto a Índia atrai interesse
principalmente dos norte-americanos (32%) e a Rússia dos turcos (49%) e alemães
(42%).
Empresas na Turquia (59%), Rússia (37%), Índia (33%) e China (27%) estão
buscando oportunidades na Europa Ocidental. Enquanto, 33% dos empresários da
América Latina, subindo para 58% no México, olham oportunidades na América do
Norte.
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