Do UOL, em São Paulo
Em 2012, o desempenho dos estudantes brasileiros em leitura piorou em
relação a 2009. De acordo com dados do Pisa (Programa Internacional de
Avaliação de Alunos), o país somou 410 pontos em leitura, dois a menos do que a sua pontuação na última avaliação e 86 pontos abaixo da média dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Com isso, o país ficou com a 55ª posição do ranking de leitura,
abaixo de países como Chile, Uruguai, Romênia e Tailândia. Segundo o
relatório da OCDE, parte do mau desempenho do país pode ser explicado
pela expansão de alunos de 15 anos na rede em séries defasadas.
RANKING DE LEITURA PISA 2012
Economias | Média |
1º - Xangai-China | 570 |
2º - Hong Kong-China | 545 |
3º - Cingapura | 542 |
4º - Japão | 538 |
5º - Coreia do Sul | 536 |
6º - Finlândia | 524 |
7º - Irlanda | 523 |
8º - Taiwan (Taipei-China) | 523 |
9º - Canadá | 523 |
10º - Polônia | 518 |
Média da OCDE | 496 |
53º - Montenegro | 422 |
54º - Uruguai | 411 |
55º - Brasil | 410 |
56º - Tunísia | 404 |
57º - Colômbia | 403 |
65º - Peru | 384 |
- Fonte: OCDE
Quase metade (49,2%) dos alunos brasileiros não alcança o nível 2 de
desempenho na avaliação que tem o nível 6 como teto. Isso significa que
eles não são capazes de deduzir informações do texto, de estabelecer
relações entre diferentes partes do texto e não conseguem compreender
nuances da linguagem.
Em ciências, o Brasil obteve o 59° lugar
do ranking com 65 países. Apesar de ter mantido a pontuação (405), o
país perdeu seis postos desde o 53° lugar em 2009. Nessa disciplina, a
média dos países de OCDE foi de 501 pontos.
No exame de ciências, 55,3% dos alunos brasileiros alcança apenas o nível 1 de conhecimento,
ou seja, são capazes de aplicar o que sabem apenas a poucas situações
de seu cotidiano e dar explicações científicas que são explícitas em
relação às evidências.
Ligeira melhora em matemática
Matemática foi a única disciplina em que os brasileiros apresentaram
avanço no desempenho, ainda que pequeno. O Brasil saiu de 386 pontos, em
2009, e foi a 391 pontos --a média da OCDE é de 494 pontos.
A melhora não foi suficiente para que o país avançasse no ranking e o Brasil caiu para a 58ª posição em matemática.
Apesar da melhora, 2
em cada 3 alunos brasileiros de 15 anos não conseguem interpretar
situações que exigem apenas deduções diretas da informação dada, não são capazes de entender percentuais, frações ou gráficos.
Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, especialista em educação pela Faculdade
de Educação da Universidade de São Paulo (USP), o país ainda tem muitos
alunos com baixo desempenho nas áreas avaliadas. "Quando
a gente olha o Brasil nos resultados desse Pisa, não só a média geral é
baixa como tem muita gente concentrada abaixo do nível adequado. Esses
alunos que saem do ensino fundamental e são avaliados pela prova acabam
tendo o desempenho que se espera de um aluno do 5º ou 6º ano".
Inclusão de alunos
Segundo o relatório da OCDE, o progresso do Brasil em incluir alunos na
rede de ensino altera negativamente os resultados do desempenho dos
estudantes.
Em 2003, 65% dos jovens de 15 anos estavam na
escola. Em 2012, a taxa passou para 78%. Parte desses novos estudantes
são de comunidades rurais ou de grupos sociais vulneráveis, o que muda
consideravelmente o grupo de alunos que fizeram o exame em 2003 e em
2012, aponta o relatório.
Além disso, o país ainda sofre com um grave problema de defasagem idade-série,
isto é, muitos estudantes de 15 anos --que fazem o exame-- não estão na
série escolar adequada à sua idade, o que compromete seu desempenho em
relação ao de jovens da mesma idade em outros países.
O que é o Pisa
O Pisa busca medir o conhecimento e a habilidade em leitura, matemática
e ciências de estudantes com 15 anos de idade tanto de países membro da
OCDE como de países parceiros.
Figuram entre os países membros
da OCDE Alemanha, Grécia, Chile, Coreia do Sul, México, Holanda e
Polônia. Países como Argentina, Brasil, China, Peru, Qatar e Sérvia
aparecem como parceiros e também fazem parte da avaliação.
A
avaliação já foi aplicada nos anos de 2000, 2003, 2006 e 2009. Os dados
divulgados hoje foram baseados em avaliações feitas em 2012.
RANKING DE MATEMÁTICA DO PISA 2012
Economias | Média |
1º - Xangai-China | 613 |
2º - Cingapura | 573 |
3º - Hong Kong-China | 561 |
4º - Taiwan (Taipei-China) | 560 |
5º - Coreia do Sul | 554 |
6º - Macau-China | 538 |
7º - Japão | 536 |
8º - Liechtenstein | 535 |
9º - Suíça | 531 |
10º - Holanda | 523 |
Média da OCDE | 494 |
56º - Costa Rica | 407 |
57º - Albânia | 394 |
58º - Brasil | 391 |
59º - Argentina | 388 |
60º - Tunísia | 388 |
65º - Peru | 368 |
RANKING DE CIÊNCIAS DO PISA 2012
Economias | Média |
1º - Xangai-China | 580 |
2º - Hong Kong-China | 555 |
3º - Cingapura | 551 |
4º - Japão | 547 |
5º - Finlândia | 545 |
6º - Estônia | 541 |
7º - Coreia do Sul | 538 |
8º - Vietnã | 528 |
9º - Polônia | 526 |
10º - Canadá | 525 |
Média OCDE | 501 |
57º - Jordânia | 409 |
58º - Argentina | 406 |
59º - Brasil | 405 |
60º - Colômbia | 399 |
61º - Tunísia | 398 |
65º - Peru | 373 |
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